O Brasil na lista

São Paulo viveu clima de Jornada Mundial da Juventude

São Paulo viveu ontem, quinta-feira, o clima de uma Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Desde cedo vários grupos de jovens corriam pelas ruas em direcção à zona oeste da cidade, onde, para o início da noite, estava marcado o encontro com Bento XVI.

Nos acessos ao estádio do Pacaembu, um festival de cores espalhava-se em lenços e bandeiras. Eram esperados 35 mil jovens no interior do estádio, mas, às 16:30h – hora local – o Pacaembu já estava cheio de jovens de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.

A chuva e o vento frio sentidos no dia anterior, não se repetiram. Sob o céu azul de São Paulo, os jovens acenavam com os braços e cantavam, animados por bandas católicas.

Rafael Silva Coelho, 20 anos, veio com um grupo de 150 jovens em três camionetas de Petrópolis, Rio de Janeiro. Após viajar mais de 500 km nesse mesmo dia, confessou que «apesar do cansaço, estamos muito felizes». «Nós tínhamos de estar aqui, pois o Papa veio dizer-nos uma palavra de luz», afirmou.

Priscila Krayer, 18 anos, que trabalha como voluntária no encontro, destacou a «alegria e animação» dos jovens. «É bonito ver tanta gente envolvida nisso, e todos felizes», declarou à Agência Zenit.

Bárbara Motta, 25 anos, do Movimento de Schoenstatt, afirmou que Bento XVI já inspirou a sua vida. «Eu tinha uma imagem diferente dele, mas confesso que ele já me conquistou», disse.

A JMJ é um encontro dos jovens criado por João Paulo II em 1986. Já se celebrou em Roma, na Argentina, na Polónia, Estados Unidos, Filipinas, França e Canadá. A última edição, já realizada por Bento XVI, aconteceu no seu país natal, Alemanha, na cidade de Colónia. A próxima JMJ está marcada para Sydney (Austrália), em 2008.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo