Neste sábado

São Paulo se mobiliza para o Dia Mundial Sem Carro

Neste sábado, 22 de setembro, é o "Dia Mundial Sem Carro", uma iniciativa que visa combater os efeitos da poluição do ar e a emissão excessiva de gases de efeito estufa e, conscientizar as pessoas sobre a importância de transitar menos de carro.

O primeiro "Dia sem Carro" foi realizado na França em 1998. Desde então, a mobilização se estendeu a vários países, chegando ao Brasil em 2001. Em 2005, cerca de 43 municípios participaram, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

A idéia é incentivar as pessoas a utilizarem ônibus, metrô ou trem, a pé ou de bicicleta, diminuindo assim o número de carros no trânsito. Nas grandes cidades, os automóveis são responsáveis por 40% da poluição, por causa da queima de gasolina e de óleo diesel. Os gases responsáveis pelo aquecimento global da Terra se encontram na combustão de combustíveis fósseis, como o petróleo e seus derivados.

Com a intenção de promover a participação ativa e cidadã da população na melhoria da qualidade de vida em São Paulo, o Movimento Nossa São Paulo, que busca recuperar os valores do desenvolvimento sustentável, da ética e da democracia participativa, convida a população para as atividades gratuitas do Dia Mundial Sem Carro.

Em São Paulo, a população terá acesso a um cardápio de atividades culturais, esportivas e de mobilização no Parque Villa Lobos, Parque Ibirapuera, Avenida Paulista, Elevado Costa e Silva e Praça da Matriz da Freguesia do Ó.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo