PREPARATÓRIOS

São Paulo recebe evento que antecede a COP30

São Paulo recebe, hoje e amanhã, o evento Pré-COP30 com autoridades e especialistas no tema sustentabilidade. A Summit Agenda SP+Verde espera receber mais de 10 mil participantes.

Reportagem de Aline Imercio e Gilberto Pereira

O clima já é de COP 30. O evento que antecede a Conferência das Partes, que começa dia 10 de novembro em Belém, acontece hoje e amanhã na capital paulista. Mais de 500 palestrantes debatem temas como descarbonização, economia verde e justiça climática. 

Na abertura, autoridades, como o prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas assinaram acordos verdes para São Paulo e a criação de um novo parque estadual. “É, muitas das ações, seja que a gente anunciou, seja que a gente prestou contas e vai durante esses dois dias aqui no Summit falar, é exatamente de mais resiliência hídrica, de tudo que a gente tá fazendo, saneamento, por exemplo, de segurança hídrica, como por exemplo o parque que a gente criou hoje, que ajuda também nisso e de uma forma com que a gente enxergue as cidades nos dois extremos, na seca e na enchente”, explicou a secretária estadual do Meio Ambiente, Natália Resende. 

Outra discussão de destaque foi a gestão dos eventos climáticos extremos no estado. “Temos visto hoje um padrão comportamental do clima totalmente diferente do que a gente via há 10 anos atrás, por exemplo. Era impensável falar em rajadas de vento de 100 km/h na cidade de São Paulo. Um evento como esse, o Summit vai trazer aqui uma discussão e uma série de inovações pra gente poder enfrentar esses eventos extremos e pensar num futuro sustentável”, apontou o porta-voz da Defesa Civil(SP), tenente Maxwell de Souza. 

E a economia circular também chega na indústria. Nesse espaço do SENAI de São Paulo, por exemplo, há uma escola móvel de energias renováveis que mostra como meio ambiente e sustentabilidade serão fundamentais para o futuro do mercado de trabalho. 

“A questão do emprego verde, ela é relevante, já é relevante hoje, vai ser cada vez mais relevante pro futuro. E a gente sempre coloca que o emprego verde ele, na verdade, é a inserção de competências verdes, competências que estão relacionadas à proteção de recursos naturais, ao reuso, à circularidade dos recursos dentro do processo industrial, em todas as ocupações. E isso é feito no Senai de maneira massiva”, afirmou o gerente de relações com o Mercado no Senai(SP), Marcello de Souza. 

O Summit Agenda Mais Verde acontece até amanhã no Parque Villa Lobos, em São Paulo. O encontro é transmitido ao vivo pelo site do governo de São Paulo. Agni participa, mas sente falta da atenção aos pequenos empresários. “Estavam falando muito de agronegócio, de mineração, e a gente ali com empresas menores, como a gente, pode se beneficiar desses novos modelos, mais ecológicos, mais sustentáveis em pequenas escalas também, que é o nosso dia a dia. Espero que veja melhor coisas também”, concluiu o terapeuta, Agni Santoro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content