Solenidade

São Paulo celebra 47ª aniversário da Dedicação da Catedral da Sé

A Arquidiocese de São Paulo celebra nesta segunda-feira, 5, o 47º aniversário da Dedicação da Catedral da Sé, que tem como título “Nossa Senhora da Assunção”. Para celebrar a data, o Cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, publicou uma mensagem aos fiéis da arquidiocese.

Na mensagem, o cardeal explica que a solenidade da Dedicação diz muito do que é a própria Igreja, reunida e pastoreada pelos bispos, com o auxílio dos sacerdotes. "A Catedral é a igreja-símbolo dessa comunhão e unidade dos fiéis em torno de Cristo, congregada visivelmente em torno do bispo e dos seus padres".

Por esse motivo, na Catedral são realizadas as grandes solenidades da Liturgia e da vida da Igreja local. Ali, também, o bispo ensina a toda a comunidade arquidiocesana, como guia e pastor, e com ela e por ela, celebra os Sacramentos e o culto divino, explicou Dom Odilo que, enfatizou que "na Catedral não se reúne apenas uma comunidade entre as tantas, mas é significada, de alguma maneira, toda a grande comunidade arquidiocesana de São Paulo".

O cardeal convidou os fiéis da arquidiocese a celebrarem com festividade a liturgia deste dia. "A Dedicação da Catedral deve ser celebrada com o grau de 'solenidade' na própria Catedral da Sé e, com o grau de 'festa', em todas as outras igrejas da Arquidiocese, com tudo o que isso significa para a Liturgia".

"A celebração é uma ocasião para agradecer a Deus pelos evangelizadores, que edificaram a Igreja em São Paulo ao longo de quase cinco séculos, desde o padre Nóbrega, o Beato José de Anchieta e seus companheiros, até nossos dias. É também o momento de pedirmos a Deus a graça de sermos 'novos evangelizadores' ardorosos, para continuar honrando a glória de Deus nesta cidade", lembrou Dom Odilo.

A Catedral Metropolitana é a a igreja-sede da Arquidiocese e do arcebispo, e portanto, a igreja-mãe de todas as igrejas de São Paulo.

O cardeal concluiu sua mensagem, com o desejo de que o aniversário da Catedral "frutique em abundantes bênçãos de Deus para todo o povo de São Paulo".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo