O título foi concedido pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, dicastério do Vaticano
Da Redação, com Rádio Vaticano
O Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana (SP), foi elevado pelo Vaticano ao grau de Basílica Menor, um dos mais importantes reconhecimentos para uma igreja local.
O decreto de criação foi divulgado pelo Bispo Diocesano, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC. O próximo passo será a “solenidade de instalação da Basílica”, ainda sem data prevista.
Segundo o bispo, o pedido havia sido protocolado na Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, órgão responsável do Vaticano, no fim de abril.
“Estávamos muito otimistas em relação ao sucesso do pedido, pois foi elaborado um minucioso relatório contendo todo o histórico do Santuário, dimensões, abrangência do trabalho Pastoral, além de fotos e vídeo. Porém ficamos muito surpresos com a rapidez da análise do processo. Isso mostra o quanto grandiosa é a nossa igreja e o trabalho realizado em Americana”, comenta o Reitor do Santuário, padre Leandro Ricardo.
Agora, a igreja passa a ser território do Vaticano e por isso deverá acrescentar os símbolos da Santa Sé em sua arquitetura.
O título de Basílica Menor é concedido pelo Papa às igrejas consideradas importantes no que diz respeito à veneração popular, relevância histórica e beleza de sua arquitetura.
Por outro lado, o título de Basílica Maior, ou Basílica patriarcal, é dado às igrejas que estão sob autoridade papal. As mais conhecidas são as Basílicas romanas: São Pedro, Santa Maria Maior, São João de Latrão e São Paulo Fora dos Muros.