Devoção

Santuário de Santa Cabeça completa 90 anos

Em 1829, dois homens pescavam no rio Tietê e encontraram em suas redes de pesca uma imagem de Nossa Senhora

Denise Claro
Da redação

Santuário de Santa Cabeça completa 90 anos./ Foto: Site Oficial.

No próximo domingo, 26, o Santuário de Santa Cabeça, em Cachoeira Paulista, comemora os 90 anos da construção da atual Igreja, inaugurada em 26 de agosto de 1928. O Santuário vive nesta semana um tríduo preparatório, durante os dias que antecedem a festa, que inclui a oração do terço, a novena de Nossa Senhora de Santa Cabeça e a Celebração da Santa Missa.

No domingo, 26, haverá Missa às 9h30 e às 16h. Após a missa da tarde, acontecerá uma confraternização com todos os presentes.

Padre Pedro Cunha/ Foto: Santuário Santa Cabeça

O reitor do Santuário, Padre Pedro Cunha, explica a história do Santuário e da devoção à Nossa Senhora de Santa Cabeça:

“A origem da devoção se deu por volta de 1829, quando dois homens pescavam no rio Tietê e recolheram em suas redes a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora. Não sabendo o que fazer com a parte da imagem encontrada, os dois pescadores deram-na de presente a um negociante que vinha do Rio Grande do Sul com destino ao Rio de Janeiro, chamado José Corrêa. Este, por sua vez, ao passar pelo bairro Paiol pertencente à Paróquia de Silveiras, ofereceu a [imagem] Joana de Oliveira, que a guardou com respeito e devoção.”

O sacerdote comenta que D. Joana se mudou para outro bairro, Jataí, pertencente à Paróquia de Cachoeira Paulista e levou consigo a imagem, colocando-a em um lugar especial da casa. Desde então, centenas de pessoas passaram a ir até a residência, para rezar e agradecer pelos milagres recebidos por intercessão de Nossa Senhora da Cabeça.

“Como a casa ficou pequena, foi construída uma capela. E em 26 de agosto de 1928, foi inaugurada pelo Mons. José Machado a atual Igreja. No dia 26 de setembro de 2010, por decreto de Dom Benedito Beni dos Santos, foi criado o Santuário de Nossa Senhora de Santa Cabeça”, completa o religioso.

Testemunho

A dona de casa Maria Aparecida Moisés é devota de Nossa Senhora da Santa Cabeça./ Foto: Arquivo Pessoal.

A dona de casa Maria Aparecida Moisés viveu uma experiência forte com Nossa Senhora de Santa Cabeça há 40 anos. “Tudo o que peço a Nossa Senhora, ela me atende. O primeiro milagre foi quando minha filha tinha 12 anos, e foi atropelada, ficando 24h na UTI, sendo dada como morta. Hoje está casada, com filhos. Meu neto também sofreu um acidente e Nossa Senhora o protegeu”, relata. 

Maria Aparecida frequenta o Santuário há 50 anos e hoje também ajuda na lanchonete, em dias de atividade. Ela reforça a importância que a devoção tem na sua vida. “Nossa Senhora é minha amiga, é minha companheira. Sou uma pessoa muito simples, mas o que eu posso dizer é que todo mundo devia se apegar a Ela e contar com sua intercessão.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo