INCÔMODOS

Saiba por que dores nos músculos e articulações aumentam no inverno

Enquanto alguns celebram a chegada do inverno, outros sentem os efeitos da estação no próprio corpo. Saiba por que as baixas temperaturas aumentam os incômodos em músculos e articulações.

Reportagem de Monizy Amorim e Daniel Camargo

Basta os termômetros caírem e elas começam. “Eu coloco o pé no chão, já sinto a dor”, disse a dona de casa, Magali Serrano Calabres. “A lombar desce pelas pernas, que eu não consigo nem caminhar. Ela só vai melhorar com a atividade física que eu faço e coloco bolsa de água quente”, retomou Magali.

Até 2015, Daniele achava que frio e dor não tinham relação, mas depois de sofrer um acidente de ônibus e lesionar a coluna, a opinião mudou. “E não precisa nem sair de casa para saber que tá frio.Só de acordar eu já sinto a dor, eu já sinto latejar, eu já sei que está frio mesmo”, relatou a estudante de nutrição, Daniele Costa de Jesus.

O ortopedista especialista em coluna, Daniel Oliveira, explicou o que acontece. “A gente tem um liquidozinho aqui dentro que lubrifica justamente esse movimento. E quando tá frio, esse líquido fica mais espesso, mais viscoso e essa lubrificação fica prejudicada”. 

Pessoas com problemas de circulação também percebem o desconforto, como é o caso de dona Inês.  “Eu faço tratamento de úlcera varicose durante 30 anos e a dor me acompanha esses 30 anos. Agora é época de frio que dói mais”, afirmou a aposentada, Inês Anício.

“Quando a gente tá frio, os nossos vasos sanguíneos, eles fazem uma contração. Então eles diminuem o lume dele e a passagem de sangue dentro do organismo, especialmente nas nossas extremidades. Então o aporte de sangue pras extremidades, ela diminui e isso faz aumentar a dor”, reforçou o ortopedista.

Todo mundo sabe que é impossível evitar a chegada do inverno e os desconfortos que ele gera para a saúde. Mas isso não deve ser obstáculo que impeça algumas atitudes que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem nessa época do ano”.

“Primeira coisa, ter vestimenta adequada, você tem que aquecer o seu corpo. Fazer atividade física é interessante. Se você ficar parado em casa, você vai gerar menos calor, você vai gerar mais rigidez das suas articulações e a sua dor vai piorar”, recomendou o especialista.

No caso de Magali e Daniele, o frio não é empecilho para a prática de atividade física. Afinal sabe-se bem a diferença que ela faz para a saúde.  “Vou pro pilates, faço musculação e aí reforço para coluna, que melhora muito mais a dor”, contou Dona Magali.

“Eu faço o pilates, a hidroginástica, muito alongamento, faço porque se não realmente eu não dou conta”, concluiu Daniele.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo