Páscoa

Saiba como teve início a maior festa cristã

O especialista em História da Igreja, Padre Flávio Cavalca de Castro, esclarece em entrevista ao noticias.cancaonova.com, como teve início a festa da Páscoa. Ele explica que antes mesmo da Páscoa cristã, pastores e camponeses já a celebravam, e somente com o passar do tempo os judeus incorporaram esta tradição.

Padre Flávio faz ainda um alerta de que a Semana Santa não é um fim de semana prolongado para se realizar viagens de turismo, mas sim, um momento para refletir e viver em comunidade os últimos momentos da vida de Cristo até à sua Ressurreição.

noticias.cancaonova.com Quando foi a primeira vez que a Páscoa foi celebrada?

Padre Flávio – Desde dos tempos primitivos, antes mesmo do povo hebreu, a Páscoa era uma festa da primavera, dos pastores e camponeses. Para os pastores, o símbolo usado era de um cordeiro pascal; para os camponeses, o pão sem fermento, porque nesse festa se jogava fora todo mantimento antigo. Os judeus adquiriram essa prática que existia na Palestina. Quando foram se desenvolvendo enquanto povo, deram um novo sentido a esse rito. Passou a ser a festa da libertação do povo hebreu das mãos do Egito, e foi se desenvolvendo de diversas maneiras até os últimos tempos antes de Cristo. O que se celebrava no tempo de Jesus já era bem diferente da festa da Páscoa primitiva.

noticias.cancaonova.com E a Páscoa cristã?

Padre Flávio – Os Evangelhos falam que Jesus morreu por ocasião da festa da Páscoa hebraica. Mateus, Marcos e Lucas apresentam a última ceia como se fosse uma ceia pascal. Não podemos ter certeza disso, pois o que se parece é que a Páscoa seria celebrada no dia seguinte, depois da morte de Jesus. De qualquer maneira, tanto nos Evangelhos como nas Cartas, os símbolos pascais são usados para falar de Jesus, que é o cordeiro que dá a sua vida, nos liberta e, ressuscitado, nos leva à uma vida nova. Encontramos esta idéia de Páscoa no primeiro século do cristianismo, ainda que não tenhamos a informação precisa de quando começou essa celebração. O certo é que textos do primeiro século já se referem à festa da Páscoa como a festa da Ressurreição, da vida nova. Tanto que era nessa festa que se colocava o batismo dos novos agregados à Igreja. A Páscoa foi sempre celebrada com um rito solene, mas passou a ser celebrada na noite do sábado somente a partir do sétimo ou oitavo século. E por questões de segurança, a celebração passou a ser adiantada para a tarde do sábado, depois, para a manhã do próprio sábado até o anos de 1951, quando Pio XII restaurou o rito da vigília Pascal. Hoje, parece que está ocorrendo um perigo, pois começam a adiantar de novo essa vigília. Em alguns lugares começam às 18h, 20h, quando a tradição era de se terminar pelo menos à meia noite.

noticias.cancaonova.com – Como se calcula o período da Páscoa?

Padre Flávio – Os judeus celebravam a Páscoa sempre no dia 14 do mês de Nissan, que fazia parte do calendário lunar. Tal calendário, obviamente, não coincide com o nosso calendário, que é baseado na movimentação do sol. Não temos a informação exata da data em que celebravam nos primeiros tempos, e, no século primeiro, esta foi a primeira controvérsia entre os cristãos. No Oriente, na Palestina e na Ásia Menor, celebravam a Festa da Páscoa exatamente no dia 14 de Nissan, que corresponde, mais ou menos, ao nosso mês de março. Celebravam, principalmente, a morte de Jesus, tanto que se chamava a Páscoa da Crucificação. Já no Ocidente, como em Roma e outras cidades, celebrava-se mais a Ressurreição de Jesus, e não se celebrava no dia 14 de Nissan. O costume era o de celebrar sempre no domingo depois do 14 de Nissan. No século seguinte, aconteceram várias controvérsias até que se chegou a um consenso. A partir de então, a Páscoa seria sempre no domingo após o 14 de Nissan. Mas isso ainda não resolveu o problema, por ser uma data do calendário lunar. A questão agora seria como transferir isso para o calendário solar, até que se chegou à conclusão de que a Páscoa deveria ser celebrada sempre no domingo depois da primeira lua cheia, após o equinócio da primavera, que cai aproximadamente no dia 21 de março. Consequentemente, a data da Páscoa vai variar de dois de março até 25 de abril, que por sua vez vai determinar o início da Quaresma e do Carnaval. A festa da Páscoa é, portanto, uma festa móvel, por se basear no calendário lunar e se encaixar perfeitamente em nosso calendário solar.

noticias.cancaonova.com Como a sociedade contemporânea vive a maior festa cristã?

Padre Flávio – Hoje em dia, praticamente não se vive a festa da Páscoa. Temos uma data puramente comercial e, mais ou menos, tradicional, mas sem maior significado religioso. Consideram que o importante é ovo de chocolate, o coelho da Páscoa e, o pior, a Semana Santa, para muitos, não passa de um fim de semana prolongado. O número de cristãos e católicos que, nesta época, vão para as praias e viagens de turismo, é simplesmente desconcertante. Diante disso, devemos recuperar, em nossas comunidades o sentido da festa da Páscoa, isto é, a Ressurreição de Jesus, Sua vitória e a manifestação do Seu poder sobre o pecado. Ao mesmo tempo, é a data em que celebramos a vida nova que recebemos no batismo, a nossa passagem da morte para a vida, da escravidão para a vida e da cegueira para a justiça. Eu lembro que na Rússia, na semana seguinte à Páscoa, os cristãos se cumprimentavam nas ruas dizendo “Cristo ressuscitou!”, e outro respondia “Viva! Graças a Deus!”. Penso que temos uma responsabilidade muito grande diante dessa celebração e no resgate do seu sentido.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo