Série Uma História de Milagres

Saiba como Mons. Jonas Abib venceu a gagueira e a tuberculose

Na terceira reportagem da série: 'Uma história de milagres', você acompanha hoje os desafios e superações do jovem Jonas Abib durante os estudos no seminário. Vila Nova Cachoeirinha em SP. Nesse bairro, ele e a família também moraram por vários anos.

Lá a família já tinha conseguido uma casa própria. Umas das igrejas do bairro, a de Nossa Senhora das Graças, situada num local privilegiado, foi construída pelo pai, o pedreiro Sérgio Abib.

E no Liceu Sagrado Coração de Jesus também em São Paulo, Jonas cursou o segundo grau. Mais tarde, já adolescente, deixa a capital e segue rumo à concretização de um sonho: ser padre.

O seminário salesiano em Lavrinhas, no interior de SP, também acolheu o jovenzinho simples, de família humilde. E foi durante os anos de seminário nesse local o dom de cantar do jovem Abib foi reconhecido. E a música naquele tempo funcionou para ele como um tratamento para a gagueira. De Lavrinhas, Jonas seguiu para Pindamonhangada, cidade do Vale do Paraíba em São Paulo. Lá fez o noviciado.

Em 1955, Jonas Abib estava em Lorena, também interior paulista, agora cursando Filosofia e também Pedagogia. Em 1961 retorna para São Paulo. Até 1964 estuda Teologia no Instituto Teológico Pio XI na Lapa.

E na catedral da Sé é ordenado diácono. Depois na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, no Bom Retiro, dia 8 de dezembro de 1964 é enfim, ordenado sacerdote. Em 1967, ele enfrenta sua primeira provação como sacerdote. É internado em Campos do Jordão para tratar uma tuberculose.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo