Teologia

Saiba como documentos teológicos da Igreja são aprofundados

A Comissão Teológica Internacional, que assiste o Papa em assuntos teológicos, tem um brasileiro entre seus 30 membros selecionados de todo mundo. Padre Geraldo Luiz Borges Hackmann, é professor de teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e perito da Comissão de Doutrina da CNBB. Em entrevista por telefone ao noticias.cancaonova.com, o teólogo contou como é seu trabalho junto a essa comissão que discute documentos teológicos da Igreja.

noticias.cancaonova.comQual a função da Comissão Teológica Internacional?

Padre Geraldo Luiz – A Comissão Teológica Internacional, ela tem a função de discutir assuntos teológicos que são apresentados pela Congregação da Doutrina da Fé,ela faz parte da Congregação para a Doutrina da Fé. O presidente da comissão é o Cardeal Prefeito da Congregação Cardeal  Nevada. São 30 pessoas de todo mundo que se reúnem em reunião ordinária uma vez por ano para tratar determinados assuntos. No quinquenio passado foi discutido o assunto da sorte das crianças que morrem sem batismo, que foi publicado pelas Paulinas, eu fiz a tradução para o português e agora em breve vai sair também a outra tradução de um outro documento que é sobre a lei natural que também estou fazendo tradução para ser publicado pelas paulinas. A comissão desde que foi criada em 1969, tem essa função. Ela reflete temas teológicos que são apresentados pela congregação ou que vem do Papa para aprofundar um tema que necessita  de um aprofundamento.

noticias.cancaonova.comDepois da análise e conclusão dos temas, qual o próximo passo?

Padre Geraldo Luiz
– Agente vai trabalhando o tema, vai aprofundando o tema, vai trocando e-mails, e quando se chega a um  acordo sobre o documento, aí ele é colocado sobre a apreciação do cardeal prefeito, quando o cardeal prefeito já deu sua apreciação e seu veredito ele passa pro Papa e o Papa aprova ou não. No caso que eu estava falando desses dois documentos, foram encaminhados desta forma e por último aprovados pelo Papa.

noticias.cancaonova.comComo é feita a escolha dos membros?

Padre Geraldo Luiz – A escolha é feita através da Conferência Nacional dos Bispos de cada país. Eles pede uma orientação e um juízo sobre as pessoas e depois então o Papa enfim aprova os nomes.

noticias.cancaonova.comO senhor é membro desta comissão a quanto tempo?

Padre Geraldo Luiz – No quinquenio passado, desde 2004  agora continuo mais cinco anos.

noticias.cancaonova.comOutro brasileiro já tinha feito parte da comissão?

Padre Geraldo Luiz – Já. Antes disso, antes de mim era  o Padre Franciso de  Miranda do Rio de Janeiro. Sempre teve nesta comissão um brasileiro, sempre teve.

noticias.cancaonova.comComo o senhor atua aqui no Brasil fazendo parte desta comissão, ou os trabalhos são somente nestas reuniões?

Padre Geraldo Luiz –  É contato com os membros quando agente se reúne, se é necessário alguma coisa aqui, aí o trabalho vai dizer se é preciso fazer alguma coisa ou não, mas em princípio o trabalho é feito só lá em Roma, no Vaticano.

noticias.cancaonova.comO que significou para o senhor ser nomeado e hoje atuar nesta comissão?

Padre Geraldo Luiz
– Significa um trabalho que agente faz, um trabalho teológico e é um trabalho  importante na Igreja, isso significa trabalho pra gente, pra gente aprofundar os temas, estudar não é e ao mesmo tempo também, de certa forma um reconhecimento pelo trabalho teológico feito até agora.

noticias.cancaonova.comQuem escolhe os  temas?

Padre Geraldo Luiz
–  Quando se inicia um quinquenio, se estabelece determinados temas, esses temas são propostos pela Congregação ou pelo Papa e talvez pela própria comissão. Quando começou o quinquenio passado, dois temas foram propostos pelo Papa que foram vindo da congregação que foi o tema da sorte das crianças que morrem sem o batismo e da lei natural e um outro tema que não chegou ao fim, foi proposto pela própria comissão. Então a  sistemática é essa, tanto se recebe os temas para serem aprofundados quanto também um tema se sugere.

noticias.cancaonova.com – É possível que esses temas sejam mudados ao longo desses cinco anos, se acontecer alguma coisa importante que necessita de aprofundamento?

Padre Geraldo Luiz –  Aí depende. No quinquenio passado não aconteceu isso. Os temas que foram propostos no inicio do quinquenio, porque os temas são propostos para serem discutidos naquele quinquenio. Os temas são propostos para os cinco anos, não para um ano só. Então vai se concluindo um tema depois do outro. Talvez se houvesse um tema importante pode se fazer uma mudança, uma alteração.

noticias.cancaonova.comTem alguma coisa que o senhor gostaria de acrescentar?

Padre Geraldo Luiz – Acho que é isso, teria só que convidar  para conhecer os documentos que são produzidos depois agora esse novo documento sobre a lei natural porque é um tema que está em muita discussão hoje em dia,  por isso então queria convidar para que fossem na livraria comprassem os documentos e lessem para conhecer o conteúdo dos documentos.

noticias.cancaonova.comQuem publica esses documentos aqui no Brasil?

Padre Geraldo Luiz –  Pela Paulinas

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo