Benefício

Sabesp amplia desconto para consumidor que economizar água

Com o objetivo de amenizar a crise hídrica, os consumidores que reduzirem o gasto de água serão beneficiados com descontos pela Sabesp

Da redação, com Agência Brasil

o-chamado-volume-morto-do-sistema-cantareira-comeca-a-ser-usado-divulgacao-sabesp

O nível nos reservatórios do Sistema Cantareira registrou nova queda, chegando a um patamar de 3,2% / Foto: Agência Brasil

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ampliará o desconto na conta dos consumidores que economizarem água. Antes, só recebia o benefício quem reduzia o consumo em 20% ou mais. Com a ampliação, consumidores que economizarem entre 10% e 20% também ganham desconto na conta.

A medida objetiva amenizar a crise hídrica, que é a maior da história de São Paulo. Nesta quarta-feira, 22, o nível nos reservatórios do Sistema Cantareira registrou nova queda, chegando a um patamar de 3,2% da sua capacidade total de armazenamento. Há um ano, o volume armazenado era 38,1%.

Para manter o abastecimento, a Sabesp deve passar a usar a segunda cota da reserva técnica, conhecida como volume morto, que acrescentará 106 bilhões de litros ao Sistema Cantareira. O uso dessa cota terá de obedecer as regras que permitam o abastecimento da região metropolitana de São Paulo até abril de 2015, sem prejuízo à bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

A retirada de água da segunda cota do volume morto foi vetada por uma liminar judicial, mas a decisão foi suspensa pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador Fábio Prieto, a pedido da Sabesp e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).

Com o novo programa de descontos criado pela Sabesp, as casas que diminuírem entre 10% e 15% no consumo terão um desconto na conta de 10%. Aquelas que baixarem o gasto entre 15% e 20% ganham um desconto de 20%. Já as casas que conseguirem reduzir 20% ou mais continuam se beneficiando do desconto de 30%. O cálculo é feito em relação à média de consumo do período de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Segundo a Sabesp, o balanço mais recente aponta que 49% dos consumidores receberam o bônus porque reduziram em pelo menos 20% o consumo. Outros 26% baixaram o consumo, mas sem obter a bonificação. Já 25% gastaram mais água do que a média. O bônus na conta vale para cidades da região metropolitana de São Paulo. Valem também para a região metropolitana de Campinas e região bragantina.

A proposta será enviada à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), que definirá quando as novas faixas entrarão em vigor.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo