Aparecida

Rosa de Ouro doada pelo Papa exposta no Santuário de Aparecida

A rosa de ouro que Bento XVI doou ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida já pode ser vista pelos romeiros. O presente está em exposição no museu da Basílica. A rosa oferecida pelo pontífice é confeccionada em ouro e prata, e tem, em sua base, as armas do Vaticano.

A rosa de ouro é uma oferta tradicional da Santa Sé a personalidades, santuários ou cidades que prestam serviços à Igreja ou que se destacam por atos de bondade.

O presente de Bento XVI foi entregue ao Santuário Nacional no dia 12 de maio, durante a oração do terço, e representa o reconhecimento do Vaticano pela acolhida da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.

Outra rosa de ouro está também exposta no museu da Basílica: ela foi oferecida por Paulo VI, em 1967, por ocasião do 250º aniversário do "aparecimento" da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada por pescadores, nas águas do rio Paraibuna.

O Brasil ainda tem uma terceira rosa de ouro, que se encontra no Museu de Arte Sacra, do Rio de Janeiro. Ela foi oferecida pelo Papa Leão XIII, à princesa Isabel, pela libertação dos escravos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo