Fé e tradição

Romaria no Rio Amazonas é destaque no Círio de Nazaré no sábado

A Romaria Fluvial do Círio de Nazaré em Macapá (AP) começa às 9h da manhã, neste sábado, 8, após a reza do terço na matriz Nossa Senhora de Fátima. Centenas de embarcações irão acompanhar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Rio Amazonas, em direção à rampa do bairro Santa Inês.

Em seguida, começa o Círio dos mototaxistas e dos ciclistas, às 11h30, na rampa do bairro Santa Inês, com a imagem sendo conduzida até a Catedral de São José.

No domingo, 9, mais de 200 mil pessoas devem participar da procissão do Círio de Nazaré em Macapá, num percurso de 3,5km de extensão. O evento é realizado na cidade desde 1934 e marca o final da peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Estado.

O Círio é a festa religiosa mais importante do Amapá e atrai fiéis de várias regiões do País. A festa também é comemorada na cidade de Belém, no Pará, uma vez que Nossa Senhora de Nazaré é considerada a padroeira da Região Norte.

Confira a programação do Círio de Nazaré em Macapá (AP)

Sábado, 8, Romaria Fluvial

A Romaria Fluvial começa às 9h da manhã, após a reza do terço na matriz Nossa Senhora de Fátima, em Macapá. As embarcações navegam com a imagem da santa pelo Rio Amazonas, em direção à rampa do bairro Santa Inês, em Macapá.

Em seguida, começa o Círio dos mototaxistas e dos ciclistas, às 11h30, na rampa do bairro Santa Inês, com a imagem sendo conduzida até a Catedral de São José, em Macapá.

Às 19h, na Catedral de São José, o bispo Dom Pedro José Conti celebra uma missa. Em procissão, a imagem percorrerá a rua General Rondon e a avenida Cora de Carvalho, em direção à Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Domingo, 9, Missa do Círio de Nazaré

A missa será realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, a partir das 7h30. Após a celebração religiosa, ocorre a tradicional procissão do Círio de Nazaré rumo à antiga catedral de São José.

Leia mais
.: Círio de Nazaré é aberto oficialmente em Belém
.: Círio de Nazaré recebe homenagem do Senado Federal
.: Círio de Nazaré leva 6 mil às ruas no Rio de Janeiro

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo