Santuário Nacional

Romaria Nacional da Juventude 2019: unidade da juventude em Aparecida

Romaria é realizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ) em parceria com o Santuário Nacional

Da redação, com CNBB

O encontro dos jovens no Santuário Nacional de Aparecida já tem data! A Romaria Nacional da Juventude 2019 acontecerá no dia 27 de abril de 2019 a partir das 13h30. Com o tema “Maria: Paixão pela vida e pelo Senhor da vida”, o evento reunirá os jovens para momentos de espiritualidade, formação e confraternização, proporcionando um grande encontro das diversas expressões juvenis que vivem e levam o amor de Cristo pelo Brasil.

A romaria é realizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ) em parceria com o Santuário Nacional. As caravanas poderão se inscrever para a romaria a partir de um formulário online que será lançado especialmente para o evento em breve.

Esta será a quarta edição da Romaria Nacional com o atual formato. Com o projeto Rota300, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul, foi possível repensar e retornar com a atividade, que durante muitos anos levou os jovens ao santuário mariano até a década de 1990.

Para o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Pe. Antônio Ramos do Prado, sdb, a romaria é um importante momento de unidade para a juventude. “A cada ano temos uma temática ligada à Maria ou a um tema em destaque para a Igreja no momento. A romaria tem também uma identidade de formação de lideranças, catequese, testemunhos, missa, conferência, caminhada e um evento à noite com música”, conta.

O objetivo da Romaria Nacional da Juventude é que todos as expressões juvenis do país se encontrem, tenham este momento de confraternização e também de se reconhecerem, pois a diversidade dos carismas na juventude é uma riqueza para a Igreja, sendo a romaria um desses momentos de unidade. “Sabemos da dificuldade de todos participarem porque o país é muito grande. Uma sugestão dos bispos dos regionais é que este formato de romaria aconteça em outros lugares do Brasil também e estamos refletindo essas possibilidades”, adianta o assessor.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo