No último domingo, 26, a 62ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio reuniu muitos fiéis ao Santuário Diocesano, em Nova Veneza. Por todos os caminhos seguiam pessoas a pé, de carro ou de ônibus, com o objetivo de louvar, pedir e agradecer a Virgem Maria por sua intercessão junto a Deus.
Neste ano, a tradicional transladação partiu da Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, do bairro Michel, em Criciúma. O sino que será colocado no novo campanário do Santuário acompanhou a procissão e anunciava a passagem da imagem de Nossa Senhora. Uma missa foi presidida pelo bispo de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach.
Na ocasião, a diocese recebeu a presença de seu primeiro bispo, dom Paulo Antonio De Conto, atual bispo de Montenegro (RS), que saudou os fiéis reunidos na Romaria. “Com alegria e emoção encontro-me neste grande momento. Um mês atrás, celebrei no santuário mãe, na Itália, onde lembrei-me deste Santuário e do seu povo”.
Dom Jacinto Inácio Flach pediu a oração de todos pelas mais de 700 voluntários que atuaram na festa. “Com certeza já estamos participando dessa família celeste, por nossa fé em Nossa Senhora e na Santíssima Trindade”, disse o bispo durante a homilia. Ele ainda agradeceu a todos os romeiros pela presença e àqueles que se envolveram com a festa, recordando que o Santuário também é local de turismo religioso, um “lugar de fé que acolhe a vida e a pessoa”.
Ao final da celebração, uma chuva de pétalas de rosas foi lançada por um helicóptero em homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio.