Refletindo sobre o clima

Romaria da Terra e da Água de SC acontece neste domingo

A 22ª Romaria da Terra e da Água de Santa Catarina acontece neste domingo, 11, em Irani, 445 quilômetros a oeste de Florianópolis (SC), e vai refletir sobre as mudanças climáticas, numa referência à Campanha da Fraternidade deste ano. A expectativa da organização do evento é receber 10 mil romeiros das 10 dioceses catarinenses.

Não haverá comércio no local, os romeiros terão à disposição tendas nas quais serão oferecidas acolhida, sombra, alimentação e convivência. Elas serão armadas por pastorais e organismos do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina), organizações populares e movimentos sociais, que são parceiros na realização da Romaria.

Elena Casagrande, integrante da coordenação geral da romaria e da Comissão Pastoral da Terra, explicou que as lideranças das organizações parceiras serão recebidas pelas famílias da cidade para os preparativos. Ela também destacou a importância do evento. “A 22ª Romaria da Terra e da Água será uma grande expressão de nossa fé no Deus da vida e uma grande revelação da preocupação dos homens e mulheres catarinenses com a vida do planeta Terra, nossa casa comum”.

Além de denunciar as ameaças ao meio ambiente, a romaria destacará experiências que contribuem para a valorização da relação das pessoas com a natureza, como o uso das ervas medicinais, experiências de economia solidária, resgate da produção de sementes crioulas e de alimentos agroecológicos. O objetivo é dar oportunidade e espaço para reflexões que gerem práticas concretas no cuidado do planeta.

"Queremos também nos unir com todas as pessoas atingidas pelas enchentes em SC e num gesto de solidariedade manifestar nosso apoio, nossas orações e nosso gesto de partilha. Para isso convidamos cada romeiro e romeira para trazer algum alimento não perecível para ser doado às pessoas atingidas", disseram os coordenadores da romaria em nota.

Promovidas pelas Pastorais Sociais catarinenses, as 21 edições anteriores reuniram ao todo mais de 450 mil romeiros.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo