Ouça na íntegra

Roger do "Ultraje a Rigor" conta sua experiência como superdotado

Freud, Eisten, Newton, Beethoven. Nascidos em épocas diferentes, eles mudaram os padrões e marcaram a história com características únicas. São chamados de gênios por serem ilimitáveis.

Os superdotados representam 5% da população, não são gênios mas apresentam altas habilidades de aprendizado. O que aumenta o desafio tanto dentro de casa no relacionamento com os familiares quanto na escola com professores e alunos.

Um exemplo de superdotado é Róger, vocalista do grupo de Rock Ultraje a Rigor. Ele afirma que desde crianças, já possuía altas habilidades. “ No meu tempo não podia entrar para o primeiro ano primário sem ter 7 anos completos, e antes disso eu já sabia ler, escrever. Eu aprendi com 3 anos de idades a ler com aqueles jogos de letrinhas”, fala Róger. Depois que entrou para a escola, também enfrentou dificuldades. “ Ao invés de atrair simpatia eu atraia antipatia dos colegas, na hora do esporte eles sempre me deixavam de fora”. Com um índice de QI restrito a menos de 1% da população do país, Róger tentou ser arquiteto, mas não teve jeito, a música deu o tom na vida dele. “comecei a aprender violão cedo, com oito anos de idade.

Ouça o depoimento do Róger na íntegra

Ouça a reportagem completa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo