Este ano, o evento chega à 13ª edição; Um projeto que visa levar a evangelização ao encontro do povo nas ruas
Kelen Galvan
Da redação, com colaboração de Denise Claro
Shows, pregações, Adoração Eucarística e ações sociais fazem parte do evento “O Espírito Sopra onde quer”, que acontecerá nesta sexta-feira, 7, nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, entre as 10h e 23h30.
O evento é gratuito e nasceu de uma inspiração que surgiu em 1998. Na época, o grupo de missionários da Canção Nova, que atuava no Rio de Janeiro, realizava um trabalho na Igreja Nossa Senhora do Parto, no centro da cidade, e sentiu o desejo de fazer aquele trabalho também fora da Igreja.
“A gente queria que as pessoas fossem atingidas por esta experiência de evangelização. Nós conversamos com o pároco da igreja e quando consultamos a prefeitura, ela nos indicou o Arcos da Lapa. Nós queríamos um lugar onde houvesse trânsito de pessoas, para atingir as pessoas que precisassem ser evangelizadas”, recorda a assistente social Silvia Helena Gonzaga, que acompanhou o projeto desde o início, e é uma das organizadoras do evento.
Ela lembra que desde o primeiro evento houve uma participação massiva das pessoas. “Já na primeira edição, mais de 15 mil pessoas participaram e o evento já nasceu apoiado pela Arquidiocese do Rio, na pessoa de Dom Eugênio. O bispo sempre dizia que nós precisávamos estar onde o povo estava, para evangelizar”.
Este ano, será a 13ª edição do evento, que precisou ser interrompido entre os anos de 2008 e 2018. O encontro foi retomado no ano passado a pedido do Cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. “Diante do apelo do Papa Francisco, de uma Igreja em saída, o arcebispo atual, Dom Orani nos pediu para retomar o evento, levando a Igreja a esta experiência de Pentecostes, junto ao povo. E tem sido uma graça de Deus essa retomada”, destaca Silvia.
Testemunhos
Muitas são as pessoas que tiveram suas vidas marcadas pelo encontro e deixaram seus testemunhos nas redes sociais do evento “O Espírito sopra onde quer”.
Um deles foi do músico carioca Sandro Andrade, que cantou na primeira edição do evento. Ele faz parte da Banda OraSamba, na época chamada de Banda Êxodus. Ele lembra que a vinda do Papa João Paulo II ao Rio de Janeiro em 1997, para o Encontro com as Famílias, deu um novo impulso de evangelização à cidade. Muitos grupos surgiram, programas de rádios e eventos. E um deles foi “O Espírito Sopra onde quer”.
Sandro conta que naquele encontro monsenhor Jonas Abib chamou todos os músicos e falou: “Vocês todos são meus filhos, são continuadores dessa missão aqui no Rio de Janeiro. E a gente tomou aquilo como mandamento e até hoje a gente continua a fazer esse trabalho conjunto com a Canção Nova e outras comunidades”.
Regina Carmelita Rodrigues Real também postou que presenciou um acontecimento surpreendente durante “O Espírito sopra onde quer”. “Estávamos, centenas de pessoas, na Lapa, e no meio do evento uma chuva terrível. E o padre da Canção Nova fez uma oração pedindo ao Senhor que alcançasse aquele lugar e, com todos, pediu que clamássemos ao nosso Deus e como em um estalo a tempestade passou. E não choveu até o evento terminar”, recorda.
Edna Cristina também contou que participou de todas as edições do evento, ficou triste quando o evento precisou ser interrompido, mas ficou feliz com o retorno do encontro desde o ano passado.
Edição 2019
Este ano, várias personalidades marcarão presença no evento, que espera reunir mais de 10 mil pessoas. Entre os nomes estão o Cardeal Orani João Tempesta; o bispo Dom Roberto Lopes; o vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; Frei Gilson (Ministério Som do Monte); Dunga; os membros da Comunidade Canção Nova: padre Roger Luís, Juliana de Paula, Patrícia Mendes, Cristiane Silva, e muitos outros. [Saiba mais]
Ação Social
Desde que o evento foi retomado em 2018, é promovida uma ação social com os moradores de rua. “O Santuário Cristo Redentor, junto com a Canção Nova, leva durante o dia essa experiência junto aos moradores de rua que ficam espalhados ali pelo Arcos da Lapa”, explica.
O projeto “Ação de Amor do Cristo Redentor” acontecerá entre as 10h e 13h desta sexta-feira, 7, e levará ações de cidadania para as pessoas em situação de rua. Essas pessoas terão à sua disposição cortes de cabelo e barba, um trailer para quem desejar tomar banho, um almoço festivo (oferecido por um buffet), orientações de saúde com dermatologistas e a possibilidade de regularizar a documentação.
Mais informações sobre o Pentecostes solidário: blog.cancaonova.com/riodejaneiro
Programação
10h às 13h – Ação social – Projeto Ação de Amor do Cristo Redentor
14h – Programa Juntos Somos+ (Ao Vivo pela TV Canção Nova)
15h – Terço da misericórdia – Patrícia Mendes, Padre Gleuson Gomes e Silvio Junior (Ao Vivo pela TV Canção Nova)
15h27 – Intervalo
15h40 – Pregação – Padre Antônio José
16h15 – Intervalo
17h – Show – Frei Gilson (Ao Vivo pela TV Canção Nova)
18h10 – Show – Juliana de Paula
19h – Intervalo
19h10 – DJ Vitor Sales
19h30 – Missa – Dom Orani (Ao Vivo pela TV Canção Nova)
20h40 – Adoração – Padre Roger Luís (Ao Vivo pela TV Canção Nova)
21h40 – Intervalo
22h – Show – Cláudio Castro e Músicos Católicos do Rio (Ao Vivo pela TV Canção Nova)
22h30 – Show Dunga (Ao Vivo pela TV Canção Nova)
23h30 – Encerramento