29 de novembro

Rio muda data do Dia D de vacinação contra pólio e sarampo

Devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, governo do Rio de Janeiro altera Dia D, da campanha da vacinação, para 29 de novembro

Da redação, com Agência Brasil

vacinaçao rj

Rio altera a data da campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo / Foto: Agência Brasil

O governo do Rio de Janeiro alterou para 29 de novembro o Dia D, da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, em todos os municípios. Nas demais regiões do Brasil, a campanha será neste sábado, 22. A vacinação segue até o dia 28 em todo o país mas, devido a alteração, o Rio terá um dia a mais de campanha.

A mudança, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), ocorreu por causa do feriado do Dia da Consciência Negra, decretado em todos os municípios fluminenses desde 2002. Com isso, a secretaria espera conseguir mais adesão na próxima semana.

Até o momento, a campanha de vacinação imunizou 48% do público contra a pólio e 34% contra o sarampo em todo o estado. De acordo com a SES-RJ, a taxa ainda está distante da meta, que é imunizar 95% das crianças integrantes do público-alvo da campanha contra as duas doenças. A cobertura vacinal em todo país também está baixa, não chegando a 50% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Na capital, os números são melhores, mas ainda distantes da meta. De acordo com a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, em dez dias de campanha, cerca de 210 mil crianças foram imunizadas contra o vírus causador da paralisia infantil, o que representa 60% da população alvo. Contra o sarampo, foram vacinadas no período, mais de 133 mil crianças, número equivalente a uma cobertura de 43%.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria estadual, Alexandre Chieppe, lembra a importância de maior cobertura da vacina para proteger a população do Rio de Janeiro contra as duas doenças.

“A poliomielite já está erradicada no Brasil, mas isso não torna menos importante a imunização. Em alguns países que não tiveram o mesmo cuidado”, disse Chieppe. O superintendente acrescentou que já ocorreram, no Brasil, registros de novos casos de paralisia infantil, depois de décadas.

Segundo Alexandre, o mesmo acontece com o sarampo. A doença voltou a ter notificações em algumas regiões do país. “É importante manter a vigilância e as crianças imunizadas. A vacinação continua sendo a melhor forma de prevenção”, destacou Chieppe.

A secretaria informou que, no dia D, mais de 1.500 postos de saúde serão mobilizados em todos os municípios e estarão abertos das 8h às 17h. Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças de seis meses à 4 anos. Já a vacinação contra o sarampo está indicada para crianças de 1 ano à 4 anos. A vacina aplicada poderá ser a tríplice viral ou a tetra viral, conforme a idade e a avaliação da caderneta de vacinação feita pelos profissionais de saúde.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo