Chuvas

Rio Grande do Sul tem 167 municípios atingidos pelas chuvas

Relatório da Defesa Civil do Rio Grande do Sul foi divulgado na tarde desta quarta-feira

Agência Brasil

O número de municípios afetados pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul chegou a 167, segundo relatório divulgado, nesta quarta-feira, 16, pela Defesa Civil do Estado.

Dos 143 municípios que declararam situação de emergência, incluindo dois em estado de calamidade, 134 encaminharam documentação para elaboração de um relatório com o detalhamento da situação do município e a solicitação de recursos ao Governo Federal.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional já reconheceu estado de calamidade dos dois municípios e a situação de emergência em mais 124.

Os recursos da União serão usados em ações de socorro, restabelecimento de serviços essenciais como água e luz, e de caráter emergencial, incluindo restauração de estradas vicinais e rodovias estaduais.

A Defesa Civil informou também que 6.937 pessoas continuam desalojadas, hospedadas em casas de amigos; 653 estão em abrigos públicos em todo o Estado. Duas pessoas morreram e uma jovem continua desaparecida em Arroio do Tigre.

Segundo o órgão estadual, uma nova frente fria vai provocar chuvas em todas as regiões hoje. Somente na sexta-feira, a chegada de uma massa de ar seco e frio diminuirá a nebulosidade e provocará queda na temperatura.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo