“São Sebastião, irmão na fé: acolhei-o”. À luz desse tema, a arquidiocese do Rio se une para iniciar, na próxima segunda-feira, 7, a Trezena de São Sebastião, em honra ao padroeiro da Cidade Maravilhosa. Durante 13 dias, o cortejo, que terá a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, percorrerá igrejas, oratórios, capelas e instituições de todas as regiões da cidade, culminando com a festa do santo mártir, no dia 20 de janeiro.
Nos dias 12, 13 e 19, e durante o trajeto da procissão no dia de São Sebastião, em 20 de janeiro, haverá arrecadação de alimentos, que serão doados para as vítimas das chuvas e para as obras sociais da arquidiocese do Rio.
"Ao invés de pensar em celebrações em torno de apenas um dia, a gente pensa em 13 dias de festejos. Nos outros anos, mais de 2.500 quilômetros foram rodados no município, e já percebemos um fruto da Trezena: houve um aumento no número de fiéis durante a tradicional procissão do dia 20, que sai da Igreja dos Capuchinhos em direção à Catedral", informou o coordenador de eventos da arquidiocese, padre Omar Rapposo.
Este ano, a festividade ganha duas motivações especiais: a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada na capital carioca de 23 a 28 de julho de 2013, e a missa de abertura do processo de canonização de Odette Vidal de Oliveira, a Odetinha.
"A Festa de São Sebastião vem fortalecer ainda mais a nossa preparação rumo à Jornada Mundial da Juventude. Dessa maneira, vamos trazer referências e visitar lugares onde os jovens estão. Vamos às escolas e às unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), dentre outros", disse padre Omar. Ele também relacionou o evento ao processo de canonização da candidata carioca aos altares.
"Odetinha surge como outro grande destaque dentro da Trezena. É fabuloso o reconhecimento da Igreja a essa menina, que teve uma vida extremamente piedosa", ressaltou.
A programação traz ainda uma série de novidades, entre elas a Vigília dos Jovens Adoradores, que este mês será realizada no dia 11, a partir das 22h, na Catedral de São Sebastião, no Centro.
Leia mais
.: Odetinha poderá ser chamada de "Serva de Deus", em janeiro