Padroeiro da Arquidiocese

Rio de Janeiro inicia Trezena de São Sebastião

Durante 13 dias, o Rio de Janeiro terá uma programação especial na expectativa da Festa do Padroeiro da arquidiocese e da cidade: São Sebastião

Da redação, com Arquidiocese do Rio

trezena_SaoSebastiao

Trezena será concluída no dia 20 de janeiro com a tradicional procissão e Missa do padroeiro / Foto: Arquidiocese do Rio

Na manhã desta quarta feira, 7, teve início a tradicional Trezena de São Sebastião na cidade do Rio de Janeiro. Serão treze dias de peregrinação, com visitas em mais de 90 lugares, entre comunidades dedicadas a São Sebastião, obras sociais e instituições públicas, de saúde e comunicação.

Com o tema “São Sebastião: Testemunha da Esperança”, a trezena será concluída no dia 20 de janeiro com a procissão e a Missa do padroeiro da arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro.

Sempre conduzida pelo Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, este ano a Trezena será marcada pelo aniversário de 450 anos da cidade. “Nosso padroeiro é testemunha da esperança e nos inspira a construirmos a paz em nossa cidade, que completa, neste 2015, seus 450 anos”, destacou o cardeal.

Leia também
.: Assista videomensagem enviada pelo Papa para o Rio de Janeiro
.: Confira a programação da Trezena

De acordo com a programação, a primeira visita da trezena foi realizada no Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Centro. Acolhidos pelo diretor, Luiz Antonio Santini, o arcebispo e sua comitiva se dirigiram até o oitavo andar do hospital, no anfiteatro Moacyr Santos Silva, onde houve a recitação do Terço de Nossa Senhora.

Acompanhado do diretor, o cardeal visitou vários setores do hospital, como as áreas de quimioterapia, recreação e as enfermarias da ala pediátrica. Acolhendo com palavras de esperança, Dom Orani conversou e abençoou cada um dos pacientes. “Queremos mostrar que juntos podemos muito mais e queremos também levar o exemplo de perseverança e confiança à vida de cada um”.

O diretor do hospital, Luiz Antonio, afirmou que apesar do espaço ser ecumênico, muitos pacientes professam a fé católica e ficam felizes pela visita. “É muito reconfortante para todos nós receber essa visita de fé”, confessou.

Dom Orani ressalta que é uma grande responsabilidade e um presente o trabalho de visitar hospitais e igrejas. O objetivo é criar na cidade um ambiente de paz, fraternidade, entendimento e respeito de uns para com os outros. “Eu creio que é esse anúncio da esperança o está permeando essa Trezena de São Sebastião: é o anúncio da esperança ao carioca”.

Festa do Padroeiro

O dia do padroeiro, 20 de janeiro, começará no Aterro do Flamengo, às 7h30, com bênção na abertura da corrida de São Sebastião, seguida de Missa na Paróquia São Sebastião, na Tijuca, às 10h, presidida por Dom Orani.

Durante a Eucaristia, a paróquia será elevada a Santuário Arquidiocesano. Haverá também apresentação dos restos mortais de Guido Shäffer e transladação para a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Será realizado um ato civil de criação da Medalha “1º de Março” e do livro dos heróis da cidade.

A procissão está marcada para as 16h, saindo da Paróquia São Sebastião, na Tijuca, até a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde será realizado o Auto de São Sebastião, seguido de Missa solene, às 18h, com envio missionário dos seminaristas do Seminário São José.

Mais informações na reportagem de Leonardo Souza

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo