19 de março

Rio de Janeiro inaugura memorial Guido Schaffer

Médico-surfista carioca está em processo de beatificação e memorial exibirá objetos que contam sua história

Da redação, com agências

Guido, já seminarista da Arquidiocese do Rio / Foto: Arquivo pessoal

Nesta terça-feira, 19, será inaugurado, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, o memorial Guido Schaffer. O médico-surfista e seminarista morreu em 2009 em um acidente enquanto surfava na Praia do Recreio. Em 2017, a Arquidiocese do Rio entregou ao Vaticano o processo que pede a beatificação do jovem carioca.

A inauguração será hoje às 11h, tendo início com uma Missa na Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso – anexa à Santa Casa, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, e concelebrada pelo delegado para a Causa dos Santos no Rio de Janeiro, Dom Roberto Lopes.

Em seguida, todos seguem para o Memorial, que ficará exposto em duas salas do primeiro andar da Santa Casa de Misericórdia, hospital onde o jovem médico trabalhou atendendo a população carente.

O memorial exibirá fotos e objetos que contam a história de Guido Schaffer, como sua prancha de surf, o estetoscópio e seu livro de orações. O espaço também incluirá uma capela e área para palestras.

Sobre o andamento do processo de beatificação, Dom Roberto explica que uma documentação reunida em cinco volumes sobre a vida de Guido está em Roma e é analisada pelos oficiais da Sagrada Congregação para as Causas dos Santos. Segundo ele, o material está agora na etapa de análise dos testemunhos de milagres realizados pelo jovem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo