2014

Rio celebra Festa de São Sebastião e inicia Ano da Caridade

2014 será Ano da Caridade na Arquidiocese do Rio de Janeiro

Da Redação, com Arquidiocese do RJ

A Arquidiocese do Rio de Janeiro inaugura nesta segunda-feira, 20 – festa litúrgica de São Sebastião, padroeiro do Rio – o Ano Arquidiocesano da Caridade.

Considerando que em 2013 a arquidiocese, junto com a Igreja do mundo inteiro, celebrou o Ano da Fé, 2014 será o Ano da Caridade, assim como 2015, será o Ano da Esperança.

“A experiência de ter a Fé confirmada (2013) deve se traduzir necessariamente em atitudes de amor ao próximo (2014), sempre com o olhar para o futuro, ainda que o presente possa não se manifestar tão favorável (2015)”, explica o Coordenador de Pastoral da Arquidiocese do Rio, monsenhor Joel Portella Amado, em mensagem publicada no site da arquidiocese.

Segundo o monsenhor, a iniciativa visa fortalecer em cada pessoa a importância do amor ao próximo, integrar as ações e entidades que atuam no âmbito caritativo e trabalhar para que surjam políticas públicas sempre mais voltadas para o bem comum, com atenção especial aos mais necessitados.

“Cada batizado é, neste 2014, convocado a descruzar os braços, rever toda a sua vida e perceber o quanto ainda precisa fazer em benefício do próximo. É um tempo para zerarmos nossa possível calculadora de boas ações e dizer a nós mesmos: há muito por fazer, pouco fizemos, façamos juntos”, destacou o sacerdote.

O Ano da Caridade terminará em 23 de novembro, na festa de Cristo Rei. Até lá, as paróquias, os movimentos e demais associações da arquidiocese são convidados a reverem suas ações a fim de motivar a prática pessoal e comunitária da caridade.

Na quaresma, estará em destaque a reflexão sobre o flagelo do tráfico humano, tema da Campanha da Fraternidade 2014. “Quando, enfim, chegarmos à festa do Cristo Rei, possamos estar com o coração mais próximo do Senhor de toda Caridade e, quando for o momento, podermos ouvir dele: vinde; estive fragilizado e me socorreste (cf Mt 25,31-46)”, concluiu monsenhor Joel.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo