Epidemia

República do Congo declara novo surto de ebola no país

Suspeita de surto surgiu após testes de laboratório confirmar dois casos da doença

Da redação, com OMS

Médicos analisam mulher com suspeita de ebola no Congo / Foto: Reprodução Reuters

O governo da República Democrática do Congo declarou possível novo surto de ebola no país após testes laboratoriais confirmarem a doença em dois casos. O Ministro da Saúde do Congo informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) que dois dos cinco exames realizados em pacientes no Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica, em Kinshasa, apontaram positivo.

A OMS afirma trabalhar de forma conjunta com o governo do Congo para mobilizar órgãos de saúde parceiros que utilizaram métodos de prevenção similares ao surto de 2017. “Nossa maior prioridade é conseguir que Bikoro trabalhe junto com o governo da República Democrática do Congo e com outros parceiros para reduzir a perda de vidas e sofrimentos relacionados a este novo surto da doença pelo vírus Ebola”, disse Peter Salama, Diretor Adjunto da OMS.

Bikoro fica próximo às margens do lago Tumba, na parte noroeste do país. Todos os casos foram notificados na unidade de saúde iIkoko Iponge, localizada a cerca de 30 quilômetros de Bikoro. As instalações de saúde em Bikoro têm funcionalidade muito limitada e dependem de organizações internacionais para fornecer suprimentos que frequentemente estocam.

Após os resultados laboratoriais serem divulgados, a OMS organizou um Sistema de Gerenciamento de Incidentes para focar sua equipe e aplicar todos os recursos contra a doença. A OMS ainda pretende levar epidemiologistas, especialistas em logística, comunicação de risco, médicos e equipes de apoio à vacinação nos próximos dias. A OMS também determinará as necessidades de suprimento e ajudará a preencher lacunas, em casos como as de falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A OMS também alertou os países vizinhos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo