Brasil

Representante do Papa visita comunidades em Fortaleza

O secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Josef Clemens, conversou nesta terça-feira, 19, com representantes das Novas Comunidades e leigos engajados da Arquidiocese de Fortaleza (CE).

Durante o encontro, que aconteceu no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), crianças e adolescentes assistidos pelas comunidades locais fizeram várias apresentações artísticas.

Em seguida, os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas a Dom Clemens que em suas palavras destacou sua trajetória ao lado do Papa Bento XVI, de quem já foi secretário durante 20 anos, bem como o valor das Novas Comunidades para a Igreja.

“Vemos nas Novas Comunidades uma grande esperança em dois sentidos. O primeiro, ser missionário coerente com a fé, testemunha de Cristo. O segundo, apresentar uma nova forma de fraternidade cristã ao mundo, onde os valores familiares tem se perdido tanto”, afirmou o representante do Vaticano.

Dom Clemens assinalou ainda que as comunidades e movimentos são como um cristal, que possui várias cores mas a luz é única Jesus Cristo. “Por isso, é preciso estar atento para não cair no absolutismo, achando que o caminho que vivo é único”, alertou.

Falando de seu trabalho no Pontifício Conselho para os Leigos, explicou que este dicastério é responsável por visitas ad limina, formação e acompanhamento dos leigos e, ainda, cuidados com o dinamismo da vida cristã. Assinalou que nestes últimos tempos os trabalhos tem sido intensificados por conta da Jornada Mundial da Juventude. A propósito, este dicastério, motivado por João Paulo II, tem se preocupado, até mesmo, com a prática de esportes: “O Vaticano está criando um documento sobre esporte. Reconhece que este é um trabalho importante para o futuro da Igreja e que envolve a juventude”.

“No grande trabalho da Igreja é preciso seguir a Cristo e olhar para Ele que fez um caminho antes de nós, justamente para que possamos seguí-Lo. Seguindo Jesus se serve a todos. Começando na oração e depois no atendimento ao próximo”, concluiu.

A presença de Dom Clemens chamou a atenção da comunidade local. A missionária da Canção Nova, Darlene Cristina, destacou: “Sua expressão nos marcou pelo espírito de família que gerou entre os participantes e a alegria por tentarmos a cada dia sermos a resposta viva a primavera da Igreja”.

Nesta quarta-feira, 20, Dom Clemens segue para o estado de São Paulo onde participará das festividades pelo Reconhecimento Pontifício da Família da Esperança. O arcebispo e os fundadores Frei Hans Stapel e Nelson Giovanelli, visitarão a sede da Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP) acompanhados de dois mil jovens.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo