Preparação ao Natal

Religiosas adotam prática para vivência dos personagens do presépio

Muita gente certamente já deve ter pensado em ser, ao menos por uma vez, um dos personagens do presépio. A ideia é chamada de “Sortinhas”, uma tradição da década de 1930 vivenciada nesse período de preparação para o Natal. A prática é promovida por religiosas de uma congregação, no interior de São Paulo.

Assista à reportagem

Ainda faltam alguns dias, mas aqui o menino Jesus ocupa seu lugar no presépio por alguns instantes. É porque hoje é dia de reunir a família, para as chamadas “sortinhas”, ou sorteio de personagens do presépio.

“Sortinha porque cada irmã vai tirar e ela não sabe o que está tirando. Sortinha por isso, é uma sorte, o que cai pra ela é uma sorte”, explica uma das irmãs.

A família é essa, formada pelas irmãs da Congregação de Maria Imaculada. Donas de longos sorrisos como o da fundadora, a serva de Deus, Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, estas mulheres tem uma missão especial até o 25 de dezembro.

A ideia das “sortinhas” surgiu há mais de setenta anos como uma preparação diferente para o nascimento de Jesus. Segundo a tradição, durante a novena de Natal, é preciso experimentar viver como cada um dos elementos do presépio. A intenção é estar, de fato, presente, na história da salvação da humanidade.

Nossa Senhora, o zelo. São José, a proteção. Pastores, os adoradores de Jesus. Os animais, a humildade e paciência. Assim como estes, aos poucos, cada compromisso para este tempo, é revelado.

Aos pés do presépio, o técnico em meteorologia, Diego Martins Faria, faz questão de experimentar essa experiência. “Se eu pudesse ocupar o lugar deles, eu acho que é isso que a gente tem que fazer. Prostar-se realmente diante Dele, como a imagem está mostrando aqui, e adorar Aquele que veio nos salvar”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo