Nesta terça-feira, 15, o mundo celebra o Dia Internacional do Consumidor. E como não poderia ser diferente, em plena era da internet, as novas ferramentas também influenciam as relações entre consumidores e fornecedores.
Graças às redes sociais, o perfil de consumo no Brasil tem mudado consideravelmente, pois, numa realidade de 36 milhões de usuários destes meios, o público encontrou na internet a possibilidade de se expressar, fazer reclamações ou elogios, comentar sobre o produto que comprou e ser atendido com rapidez e eficácia.
Até mesmo as empresas estão precisando modificar as suas estratégias de comunicação e atendimento, pois o que é colocado na web pode ter um alcance surpreendente. Com isso, muitos setores de marketing das organizações precisam monitorar constantemente o que é colocado na redes sobre seus produtos e empresas.
O Dia Mundial do Consumidor foi criado em dia 15 de março de 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, enviou ao Congresso Nacional a necessidade de existir uma proteção especial ao interesse dos consumidores. A sugestão causou grande impacto em diversos países que, no entanto, em 1983, as Nações Unidas estabeleceram regras e adotaram os "Direitos do Consumidor", dando-lhes reconhecimento internacional.
Assista à reportagem sobre como as redes sociais têm ajudado os consumidores