CNBB

Redução da maioridade penal e iniciação cristã, temas da coletiva

Na coletiva desta sexta-feira, 24, os bispos falaram da nota que a CNBB vai divulgar sobre a redução da maioridade penal e também sobre a iniciação cristã, um dos temas prioritários desta assembleia, discutido na parte da manhã. Estiveram na coletiva o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, Dom Pedro Luiz Stringhini, membro da comissão responsável pelo tema prioritário “Iniciação à vida cristã”, Dom Juventino Kestering, e o presidente do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), Dom Nelson Westrupp.

Dom Pedro explicou que a questão da redução da maioridade penal está em discussão no Congresso Nacional há anos e, agora, vem à tona de forma mais intensa, mas é um tema que merece uma discussão aprofundada. Por isso, a CNBB vai divulgar uma nota onde coloca sua posição, contrária à redução penal. “Há delitos graves praticados por menores, no entanto, é bom lembrar que estes delitos são em número muito mais reduzido do que os praticados por maiores de idade. Nesse sentido, assusta a idéia de colocar os menores de 18 anos no sistema prisional, um sistema, hoje, falido”, enfatizou.

Segundo o bispo, a CNBB aponta para as medidas sócio-educativas e corretivas, que tem sido “trabalhadas através da Pastoral do Menor e obtido resultados positivos importantes, o que justificam uma posição de que o método educacional e preventivo é mais eficaz do que o punitivo”. Isso, ressalta, não retira a necessidade de políticas públicas que evitem esse problema através do apoio às famílias e, sobretudo, “a necessidade de ver com mais atenção e rigor a problemática do tráfico de drogas, por que é por aí que grande parte desses menores são aliciados”.

Veja mais fotos no Flickr

Iniciação à vida cristã

Em sua colocação, Dom Juventino recordou que o tema da iniciação cristã ganhou mais ênfase, no Brasil e na América Latina, depois da Conferência de Aparecida. “Neste mundo atual, a fé tem diversos questionamentos e há uma necessidade de uma iniciação cristã dos novos católicos”, explicou.

O bispo disse que, quando falamos em iniciação cristã, associamos à preparação feita pela Igreja aos adultos, jovens e crianças para os sacramentos – Batismo, Eucaristia e Crisma. Por isso, o tema debatido, hoje, na assembléia foi a “Iniciação à vida cristã”, para se dirigir mais aqueles que são batizados, receberam os sacramentos, mas necessitam de um aprofundamento da sua fé.

E ressaltou que este texto em elaboração pelos bispos será muito importante para a Igreja no Brasil.

Missão Continental

Ai de mim se eu não evangelizar(1 Coríntios 9,16). Assim, Dom Nelson resumiu a preocupação de tornar o Evangelho conhecido em todos os recantos, partindo do estado de São Paulo, e em todo o Brasil.

Ao destacar o segundo tema prioritário da assembleia, o “Brasil na Missão Continental”, Dom Nelson disse que é preciso somar esforços para evangelizar, criar um clima de missão permanente e aproveitar todos os meios e instrumentos para que isto aconteça. “Evangelizar é a missão principal da Igreja, fazer Cristo acontecer numa sociedade cada vez mais arredia”, disse.

Neste sábado, 25, tem início na Assembleia Geral o retiro para os bispos que terá como pregador o bispo da diocese de Uruguaiana (RS), Dom Frei Angelo Domingos Salvador. O tema do retiro será “O apóstolo Paulo e a missão do bispo”. No domingo, 26, os bispos se dirigem em peregrinação à Catedral da Sé (SP), onde participam de uma Missa, às 15h.

Leia mais
.: Bispos discutem hoje iniciação cristã e missão continental
.:
Dom Altieri destaca iniciação cristã como prioridade para Itaici
.: Coletiva de imprensa da Assembleia Geral da CNBB
.: Bispos usam novas tecnologias na assembleia da CNBB

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo