Lançamento

Rede irá monitorar qualidade das águas no país

Lançamento da Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas será nesta quinta-feira

Da redação, com Agência Brasil

A Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas (RNQA) será lançada nesta quinta-feira, 20, pela Agência Nacional de Águas (ANA), às 10h, na sede da instituição.

A rede vai monitorar, avaliar e disponibilizar à sociedade informações a respeito da qualidade das águas superficiais e gerar conhecimento para subsidiar a gestão dos recursos hídricos no Brasil. Além disso, vai identificar áreas críticas em termos de poluição hídrica e apoiar ações de planejamento, outorga, licenciamento e fiscalização das águas.

Durante o evento, será assinada carta de compromisso para implementação da rede entre a ANA e as 16 unidades da Federação que vão receber medidores acústicos de vazão (83), sondas multiparamétricas de qualidade da água (46), caminhonetes 4×4 com baú adaptado (30) e barcos com motor de popa (25) para começar o trabalho.

Segundo a agência, a meta é que até dezembro de 2020 todos os estados e o Distrito Federal tenham um total de 4.452 pontos de monitoramento.

Até junho deste ano, 16 estados receberão os equipamentos e o treinamento para a operação, o que resultará na implementação de 1.200 pontos coincidentes com as redes estaduais já existentes e no início da expansão da rede no país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo