Imposto de renda

Receita libera consulta ao 1º lote de restituição do IR 2015

Têm prioridade, nesse primeiro lote da restituição, idosos, pessoas com doença grave ou portadores de necessidades especiais que tenham enviado os dados corretamente

Da Redação, com Receita Federal

Nesta segunda-feira, 8, a partir das 9h, a Receita Federal libera a consulta ao primeiro lote de restituição do imposto de renda 2015. O crédito bancário será realizado no dia 15 de junho, totalizando o valor de R$ 2,4 bilhões.

Como é de costume, terão preferência, nesse primeiro lote, idosos, pessoas com doença grave ou portadores de necessidades especiais que tenham enviado os dados corretamente, conforme previsto no artigo 69-A da Lei nº 9.784/99.

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. É possível ainda ligar para o Receitafone 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

O lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2014.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo