Caminho de crescimento

Quaresma é tempo de revisão de vida e encontro com Deus, diz padre

Doutor em teologia bíblico-litúrgica fala sobre os pilares que fundamentam a Quaresma e destaca vivência penitencial para caminho de crescimento interior

Kelen Galvan
Da redação

Padre Anderson explica que a Quaresma é um tempo muito forte da vida da Igreja e é fundamentada em três pilares: oração, jejum e a caridade / Foto: Paula Dizaró – Arquivo Canção Nova

A partir desta Quarta-feira de Cinzas, 26, a Igreja dá início ao período quaresmal, um tempo propício para uma revisão de vida e para um “encontro com Deus”.

O Doutor em Teologia Pastoral Bíblico-Litúrgica, padre Anderson Marçal, afirma que a Quaresma é um tempo muito forte da vida da Igreja e é fundamentada em três pilares: oração, jejum e a caridade. Ou seja, um momento para cada cristão voltar seu olhar para Deus, para si mesmo e para os irmãos.

“É um tempo de nos rever, de ir ao encontro do irmão e, com certeza, é um momento de um profundo encontro com Deus. Por isso, que esses três pilares fundamentam. Porque a oração é um ponto de encontro com Deus; o jejum, a penitência é um ponto de encontro comigo mesmo, porque através dele eu posso ver as áreas da minha vida que estão desequilibradas, as paixões desequilibradas, e a penitência me ajuda nisso. E, a caridade que me faz sair do meu mundo, da minha zona de conforto e ir ao encontro do outro”, explica.

Revisão de vida

Embora a vivência penitencial seja uma experiência comum ao cristão em qualquer época do ano, a Quaresma é um tempo forte de revisão de vida. O sacerdote destaca que a própria liturgia deste tempo ajuda nesse caminho, assim como as meditações, que são inúmeras, e o próprio “clima” da Igreja.

Padre Anderson Marçal / Foto: Arquivo Canção Nova

Ele afirma que é preciso estar sempre atento àquilo que, em cada um, ainda não é cristão, não é evangelizado. “Podemos já ter ouvido o anúncio de Jesus, porém não somos ainda totalmente evangelizados. E a penitência quaresmal nos ajuda nisso, a ir mortificando aquilo que ainda pode nos dominar, como a nossa própria carne, por exemplo”.

Padre Anderson afirma que seria muito bom se cada cristão fizesse um exame de consciência sobre sua vivência na Quaresma anterior e assim, desse continuidade ao seu caminho de crescimento.

“Ano a ano somos convidados a fazer essa revisão. Seria muito bom se cada cristão pudesse anotar em que estágio chegou, por exemplo, na Quaresma de 2019, para que na Quaresma deste ano ele pudesse ver: eu cresci nisso, nisso aqui não cresci, aqui estacionei e nisso voltei. Ao fim de cada Quaresma o cristão poderia fazer esse tipo de exame de consciência”, sugere.

Mortificações

Um ponto muito importante para aqueles que desejam trilhar um caminho de crescimento espiritual são as mortificações. Padre Anderson explica que quando a pessoa faz uma mortificação significa que ela precisa se equilibrar e controlar nos impulsos.

“Por exemplo, eu sou uma pessoa que gosta muito de chocolate, ou de café, ou de comer carne… Então, se eu exercito meu corpo, minha vontade para o controle em não comer determinada coisa, significa que, eu posso também exercitar o meu alto controle nas outras áreas da minha vida, como por exemplo, não falar da vida alheia”, explica.

A professora Cláudia Veloso, 68 anos, decidiu fazer uma penitência diferente durante a Quaresma. Este será o segundo ano em que ela decide ficar 40 dias sem assistir televisão

Cláudia Veloso decidiu fazer penitência de assistir TV / Foto: Arquivo Pessoal

“Esses 40 dias são o tempo mais forte pra mim, dentro da Igreja. Então, nesses dias, todo e qualquer momento que eu fosse ver televisão, eu vou ao meu quarto rezar, ler a Palavra de Deus, rezar o Rosário ou ler a vida dos santos”.

Cláudia diz que aproveita esse período para se desligar realmente de toda atração que a TV exerce sobre ela. “Eu quero ficar mais contida, olhando pra Jesus, praticando esse amor a Ele, por Ele ter sofrido [toda sua paixão e morte] por minha causa. Se Ele sofreu tudo isso, eu posso fazer essa mortificação de 40 dias por amor a Ele.

Em tão pouco tempo ela já percebe mudança em seu jeito de ver TV, pois está mais criteriosa quanto à escolha de canais e assuntos que assiste.

“A televisão cada vez mais sai do meu contexto, não assisto mais qualquer canal, eu consigo perceber aquilo não me interessa. Os meus canais estão cada vez se reduzindo a três ou quatro. É uma questão de um amadurecimento emocional que eu sinto em mim, nessa mortificação”.

Semana Santa

A Quaresma culmina na semana mais importante de todo o Ano Litúrgico: a Semana Santa. Padre Anderson explica que toda a vida de Jesus é de suma importância, como por exemplo, a solenidade da Anunciação (que fala da concepção de Jesus no ventre virginal de Maria) ou ainda do Natal (quando o Verbo se faz carne), mas toda vida terrestre Dele atinge seu ápice na Semana Santa.

“Ele vem para nos salvar (…) E essa salvação chega ao pleno cumprimento na paixão, morte e ressurreição de Jesus. E o tempo da Quaresma nos prepara para viver esta realidade”, destaca.

Leia também
.: Padre destaca pontos principais para vivência da Quaresma

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo