Especialização

PUC-SP inaugura Núcleo de Estudos de Doutrina Social da Igreja

O Núcleo de estudos está formado por quatro eixos principais: estudo por temas; cursos e conferências; produção e publicação acadêmica e popular e a escola itinerante

Da redação, com Arquidiocese de SP

nucleo_DSIA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) abriu na manhã desta segunta-feira, 29, o Núcleo de Estudos de Doutrina Social da Igreja (NEDSI).

O evento aconteceu no campus Ipiranga e reuniu o arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC-SP, Cardeal Odilo Pedro Scherer, professores, alunos e convidados, além de Anna Maria Marques Cintra, reitora da Universidade; o diretor da faculdade de teologia, padre Valeriano dos Santos, e a professora de Teologia e coordenadora do NEDSI, Rosana Manzini.

“Os ensinamentos da Igreja acerca de situações contingentes estão sujeitos a maiores ou novos desenvolvimentos e podem ser objeto de discussão, mas não podemos evitar de ser concretos, sem pretender entrar em detalhes, para que os grandes princípios sociais não fiquem meras generalidades que não interpelam ninguém. É preciso tirar as suas consequências práticas, para que possam incidir com eficácia também nas complexas situações hodiernas”, diz o artigo 182 da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, citado por Dom Odilo, durante a cerimônia de abertura do NEDSI.

Objetivo do curso

A professora Rosana explicou que o objetivo do Núcleo é aprofundar o estudo e promover a difusão da Doutrina Social da Igreja (DSI), em seu compromisso histórico de buscar uma sociedade que esteja à altura da pessoa humana, segundo o Evangelho e os documentos da Igreja. Ela localizou o Núcleo na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, no departamento de teologia prática.

O NEDSI está formado, inicialmente, por quatro eixos principais: estudo por temas; cursos e conferências; produção e publicação acadêmica e popular e a escola itinerante. Cada eixo terá um professor responsável, respectivamente, Tarcísio Moura, José Bizon, Denilson Geraldo e Agnese Costalunga.

Dom Odilo expressou três sonhos para o NEDSI. Que todos os que fizerem o curso de teologia conheçam o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, as encíclicas sociais da Igreja, desde Leão XIII e que o Núcleo se irradie dentro da própria faculdade e na sociedade. Ele fez também um apelo aos seminaristas e ressaltou a importância de que todos, mas, sobretudo os ministros ordenados, conheçam e vivam com profundidade o que ensina a DSI.

I Congresso Internacional em São Paulo

Em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), a PUC-SP realiza, de 29 a 31 de outubro, em São Paulo, no campus Santa Teresinha, o Congresso Internacional da Doutrina Social da Igreja, com o objetivo de discutir “A Doutrina Social da Igreja no magistério recente: continuidade e desafios”.

Rosana Manzini confirmou a participação de mais de 30 professores e estudantes da DSI da América Latina e também da Europa.

O encontro convoca estudantes de teologia, mas também outros estudantes e profissionais de outras áreas das ciências humanas.

Mais informações no site www.unisal.br.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo