Opções de atividades

Psicopedagoga dá dicas de entretenimento para as crianças em férias

Colônia de férias ou acampamentos estão entre as dicas, que também incluem atividades em família

Thiago Coutinho,
Da Redação

As férias escolares estão chegando e podem ser uma ótima oportunidade para unir a família / Foto: evgenyatamanenko by Getty Images

Com a chegada do recesso escolar, aquela costumeira rotina de preparar o café da manhã, almoço, jantar, levar as crianças à escola e ajudar em trabalhos escolares costuma mudar. O que fazer com os dias que ficam mais longos para não deixar as crianças caírem na ociosidade doméstica? A psicopedagoga Walquíria Silva apresenta algumas dicas que podem ser muito úteis neste período de recesso escolar.

Evitar o ócio em casa é uma tarefa difícil. O dia a dia dos pais continua o mesmo, afinal a vida profissional deles segue em frente. “Faz-se necessária uma rotina, pois a ociosidade leva ao uso desenfreado de recursos tecnológicos e contribui para obesidade infantil, além de ser entediante aos pequenos, que estão cheios de disposição para aproveitar as férias”, afirma Walquíria.

A psicopedagoga sugere que atividades que remetam à interação entre pais e outras crianças sejam colocadas em prática neste período de descanso escolar. E se os pais não podem acompanhar as crianças por conta da vida profissional, uma colônia de férias seria uma alternativa. “Colônia de férias ou acampamentos, há muitas ofertas de instituições, clubes, recreadores e escolas, como também cursos de férias como de teatro e circo. Nos horários de folga dos pais, a dica é desenvolver atividades recreativas familiares, como também sessão de filmes e rodas de histórias”, explicou.

As férias também seriam uma época para se colocar em prática um hábito às vezes pouco esquecido pelas crianças: a leitura. E as possibilidades para se criar atividades com um livro são inúmeras: criar um clube do livro em casa, convidando os amigos da escola ou realizar desafios literários. “E ainda há bibliotecas e livrarias que incentivam essas atividades, seria o momento ideal para inserir os pequenos nisto”, reitera a psicopedagoga.

Internet pode, mas com orientação

A tevê e a internet estão presentes no dia a dia das crianças mesmo durante o período escolar. Nas férias, a tendência é que isto aumente. Como lidar com isto sem proibir o acesso total delas a estes meios? De acordo com Walquíria, proibir o acesso é uma medida drástica; o ideal é acompanhar o acesso das crianças junto à internet.

“Conforme orienta o manual de pediatria ‘Saúde da Criança e do Adolescente na Era Digital’, há necessidade de estipular um tempo para uso conforme a idade e dialogar sobre o uso consciente, por isto a construção de uma rotina de férias, estas pequenas e indispensáveis ações, são estratégicas para não haver proibições”, aconselha.

Crise não é desculpa

Toda esta crise econômica pela qual o Brasil vem passando nos últimos tempos tem afetado de diversos modos o consumo diário do brasileiro ― que não raro opta por poupar o máximo possível.

Em se tratando das férias, isto também pode ser um problema. A saída, no entanto, é optar por programas que envolvam a família toda, por exemplo. “As férias escolares são um momento em que a família pode entrar em cena, seja indo a parques públicos, por exemplo, ou socializar com outras crianças, o que favorece experimentações de papéis sociais e o desenvolvimento socioemocional. A construção de brinquedos e jogos com uso de sucata também pode favorecer o desenvolvimento da criatividade”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo