Manifestações também ocorrem em várias cidades-sede da Copa no Brasil
Da redação, com Agência Brasil
Centenas de manifestantes começaram uma passeata por volta das 12h desta quinta-feira, 12, na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, em direção à Cinelândia. Um dos principais alvos do protesto é a Copa do Mundo, que começa hoje em São Paulo.
O policiamento está reforçado com homens do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos, Batalhão de Choque e até do Batalhão de Operações Especiais. Entre os manifestantes, estão representantes de movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos e cidadãos não identificados com qualquer movimento.
O clima é tranquilo na passeata, com pessoas levando cartazes como “Fifa go Home”, “Copa para Quem?” e “Nossa Copa é na Rua”. Alguns manifestantes recorreram ao bom humor e se fantasiaram.
O protesto se concentrou na Candelária na manhã de hoje e saiu por volta das 12h, fechando os dois sentidos da avenida que liga a Praça Mauá ao Aterro do Flamengo.
Manifestações também acontecem em outras cidades-sede da Copa, como São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília.
A Copa do Mundo tem início nesta quinta-feira, 12, na Arena Corinthians em São Paulo. O local tambem irá sediar hoje a primeira partida do mundo, o jogo entre o Brasil e a Croácia, às 17h.