CN em Foco

Professor explica principal missão do leigo: atuar na sociedade

O testemunho do cristão leigo na sociedade deve acontecer em vários âmbitos como na vida profissional, familiar e política

Luciane Marins e Padre Roger Araújo

Estudos nº 107 da CNBB sobre os leigos. Documento citado na entrevista

Estudo nº 107 da CNBB sobre os leigos, documento citado na entrevista

Na liturgia da Igreja Católica, agosto é o mês dedicado às vocações. A missão dos padres, religiosos, famílias e leigos é recordada em cada domingo. O Canção Nova em Foco desta semana aprofunda o chamado dos leigos, vocação da maioria dos cristãos.

O Professor Antônio Geraldo Aguiar, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o laicato, explica que o Concílio Vaticano II reafirmou a importância dos leigos na vida da Igreja. “Todos são chamados a realizar a grande missão da Igreja, que é anunciar Jesus Cristo e contribuir na construção do Reino de Deus.”

Ouça íntegra da entrevista

Os leigos devem participar das atividades internas da Igreja nos vários ministérios e serviços, conselhos paroquiais, diocesanos e tantas outras formas da vida eclesial. Mas o professor destaca que a tarefa essencial do leigo é testemunhar Cristo na sociedade.

“O Concílio Vaticano II reafirma essa ideia de que a missão principal dos cristãos leigos é atuar na sociedade. Claro que, como já disse, na ação interna da Igreja. Isso também faz parte da sua vocação e missão, mas sua presença deve ser na sociedade de diferentes formas, seja por meio da vida profissional, familiar ou política nos seus diferentes aspectos, associações e sindicatos. É nessa realidade que somos chamados a fazer com que os valores do Evangelho se tornem presente.”

Professor antônio Geraldo Aguiar / Foto: cefep

Professor antônio Geraldo Aguiar / Foto: cefep

Em uma sociedade individualista e consumista, que se opõe aos valores do Evangelho, o leigo  é chamado a ser sinal dos valores cristãos, complementa o professor.

Ele chama à atenção para a necessidade do engajamento dos leigos na política. Segundo o especialista, essa é uma área em que os cristãos leigos devem atuar, seja no executivo, legislativo, judiciário ou em instâncias menores como conselhos municipais e associações de moradores.

Além da participação no voto, o professor defende que os cristãos leigos sejam candidatos. “Nas várias instâncias de decisão, os cristãos também devem se candidatar para poder ajudar e contribuir na transformação da sociedade. É uma realidade em que não devemos estar fora.”

Professor Aguiar recomenda ainda que os cristãos conversem e estudem sobre a realidade política no país.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil publicou, em junho, a mensagem “Pensando o Brasil: desafios diante das eleições 2014”, documento indicado pelo professor a todos os cristãos.

Na entrevista, professor Aguiar explica ainda como é feito o acompanhamento dos leigos que se engajam na política e como é a integração entre o setor leigos da CNBB com a Conferência.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo