VÍDEOS FALSOS

Produção de deepfakes cresce e acende alerta em ano eleitoral

Especialistas alertam para golpes e desinformação com uso de IA

Reportagem de Aline Campelo e Ersomar Ribeiro

Com recursos tecnológicos cada vez mais realistas, especialistas alertam para a disseminação de informações falsas neste ano eleitoral. Um relatório de uma empresa global revelou aumento de 126% nas fraudes envolvendo vídeos e imagens produzidos por Inteligência Artificial no Brasil.

Inês acreditava ter feito um ótimo negócio ao comprar dois pares de tênis de uma marca famosa pela internet. “Aí um dia eu fui na loja física da marca e conversei com o vendedor. Aí ele pegou e falou assim: ‘Ah, esse golpe aí já faz tempo que ele tá circulando’”, relatou a aposentada, Inês Regina Cardozo. 

O anúncio parecia legítimo, mas depois de pagar, o produto nunca chegou e o site desapareceu do ar. “E é numa letrinha assim que você não dá, não dá atenção”, falou ela.

Casos como o dela não são isolados e crescem à medida que golpes online se sofisticam misturando falsas lojas virtuais com tecnologia de inteligência artificial, é a chamada deep fake. “Uma tecnologia que imita um ser humano existente ou não de forma visual, vocal e até mesmo nas expressões de fala”, alertou o advogado especialista em direito digital e IA, Lucas Karan. 

Segundo um relatório global, o número de deep fakes, que são essas imagens e vídeos gerados por Iá, explodiu de cerca de 500.000 em 2023 para uma projeção de 8 milhões no último ano. E com essa avalanche as tentativas de fraude e informações falsas conectadas a essa tecnologia. “Chegando num nível que já está bem difícil até mesmo para quem é profissional identificar a falsificação somente no olhar. Existem ferramentas que você pode utilizar, mas aí é uma coisa muito técnica”, apontou o especialista em cibersegurança, Rodrigo Jonas Fragola.

Especialistas em segurança de dados alertam que vídeos produzidos por IA são cada vez mais convincentes. “O principal elemento que é identificado nesses processos de desinformação é a tentativa de apelo emocional, descontextualização. Então assim, frases fora de contexto, atualmente o que se teme bastante para o próximo processo é quando a inteligência artificial permite a geração das deep fakes”, analisou o mestre de segurança na informação e especialista em crimes cibernéticos e ameaças digitais, Ricardo Magno. 

E com a proximidade da disputa eleitoral, a avaliação de vídeos e informações na internet deve ser criteriosa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content