Alerta ao consumidor

Procon orienta consumidor sobre compra de peixes e ovos

Com a chegada da Semana Santa cresce a procura dos consumidores pelos produtos indispensáveis ao cardápio do período, como os peixes e chocolates. Considerando a expressiva busca dos consumidores a esses produtos nos estabelecimentos de todo país, O procon realizou orienta o consumidor a respeito de cuidados a serem tomados A primeira dica é fazer uma boa pesquisa de preços.

A diferença de preços de um mesmo produto pode ser relativamente grande de um estabelecimento para outro. Por ser o produto mais cobiçado pelas crianças durante este período, os ovos de Páscoa também podem trazer sérios riscos à saúde. O Procon orienta aos consumidores que sempre observem se o rótulo contém informações como data de validade, peso e composição. Outra questão que deve ser observado em relação aos ovos é se os produtos trazem brinquedos no seu interior. Nesse caso, o consumidor deve observar se a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade recomendável para uso do brinquedo. Alguns consumidores optam por produtos mais baratos, geralmente encontrados em bancas de promoção e quase sempre quebrados.

O Procon alerta que estes produtos não têm nenhuma obrigatoriedade de troca. Por outro lado, existe uma forte tendência voltada à compra de ovos fabricados artesanalmente. Muitas pessoas acabam optando – devido ao preço – por este tipo de produto. Entretanto é importante que os consumidores saibam que as regras de comercialização destes produtos são as mesmas dos industrializados. Também estão obrigados a fornecer a nota fiscal, que garante ao consumidor o direito a reclamação ou a troca.

 .: Confira tabela de preços

PEIXES Os peixes também merecem atenção especial dos consumidores. Este tipo de produto necessita de tratamentos específicos para sua conservação. O que pode ocasionar sérios problemas de intoxicação alimentar aos consumidores. Neste sentido, o Procon orienta que eles devem estar conservados em gelo, além de ter olhos brilhantes e as escamas bem presas. É recomendável evitar peixes em postas ou filés. Nestas condições não é possível avaliar as características inerentes à qualidade do produto. Os consumidores também devem prestar atenção ao rótulo. Verificar o registro

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo