A mudança no estilo de vida dos brasileiros é um dos motivos que ocasiona o aumento do número de obesos no País. O assunto foi discutido nesta terça-feira, 3, em um seminário em São Paulo. Especialistas destacaram que o problema vai além da estética. A obesidade acarreta conseqüencias psicológicas, sociais e doenças como diabetes e hipertensão. A solução se daria por meio de campanhas de conscientização e com alteração das políticas públicas.
Assista à reportagem
Uma recente pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) aponta que mais de 50% da população brasileira está com sobrepeso e obesidade. O estudo revela que o excesso de peso é mais freqüente nos homens do que nas mulheres e que os adolescentes são os mais afetados.
Os estudos indicam que entre 1975 e 2006 o consumo de refrigerantes subiu 400% e o de biscoitos 100%. A queda na qualidade da alimentação do brasileiro pode ser comprovada também por uma pesquisa nacional da Associação Paulista de Supermercados. Com relação a 2006 a venda de frutas, legumes e verduras caiu em média 15% em 2007. Mais gente está preferindo comprar comida pronta como pizza e outros tipos de lanche do que preparar salada. Outro fator que contribui para a obesidade é a falta de atividade física.