Guaratinguetá está em festa! Nesta quarta-feira, 25 de outubro, a Igreja do Brasil celebra a primeira Festa de Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil, canonizado em maio deste ano, pelo Papa Bento XVI em sua visita ao país.
Com uma novena preparatória iniciada no dia 16, a cidade natal do santo espera receber devotos de toda a região para a festa. Durante todo o dia haverá uma programação especial, iniciada, logo cedo, às 7h, com a Santa Missa.
.: TV Canção Nova transmite Missa Ao Vivo
Às 15h, acontece o último dia da novena, e às 19h, outra Santa Missa, seguida da Procissão luminosa de Frei Galvão, encerrando o dia de festa. A imagem do santo sairá da Catedral, passando pela casa onde ele nasceu e seguindo pelo centro da cidade que já existia em sua época. São esperadas pessoas de toda a região.
Já na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde está localizada a Igreja de Frei Galvão, a festa vai até o dia 28 de outubro. A novena e a missa acontecem em três horários: 10h, 14h30 e às 19h.
No dia 28, dia da festa, haverá caminhada às 9 e meia da manhã e corrida internacional, às 10 horas. Às da tarde acontece a procissão, que percorrerá a avenida Frei Galvão e as ruas em torno da Igreja. Às 19h, o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, celebra a Missa solene da festa na Igreja de Frei Galvão.
O dia 25 de outubro, dia oficial do santo, foi estabelecido, na liturgia, pelo saudoso Papa João Paulo II, na ocasião da beatificação de Frei Galvão. Com a canonização, em maio deste ano, o Papa Bento XVI manteve a data.
Além desta celebração, o Brasil também comemora o dia de homenagem ao santo, primeiro nascido no Brasil, recentemente aprovada no senado, no dia 11 de maio, dia da cerimônia de canonização.