Apesar da grande expectativa, o Brasil não conquistou a tão sonhada medalha de ouro, mas conquistou a primeira medalha de prata dos jogos Pan–Americanos.
Além de subir ao pódio a brasileira Poliana Okimoto escreveu seu nome na história da maratona aquática que, pela primeira vez, faz parte do programa dos Jogos.
Poliana Okimoto, que contou com o apoio da torcida do país-sede e era uma das favoritas à medalha de ouro, não se mostrou decepcionada com o resultado. Chorando muito ao fim da prova, a nadadora explicou suas lágrimas: "É um choro de felicidade, agradecimento e alívio. Fico honrada em conquistar a primeira medalha para o Brasil no RIO 2007. Agora é descansar e voltar pra piscina com tudo para os 800m", disse Poliana, referindo-se à competição de natação dos dias 19 e 20, no Parque Aquático Maria Lenk.
A campeã foi Chloe Sutton (EUA), que com a vitória garantiu vaga nas Olimpíadas de Pequim (2008) e, em terceiro, a canadense, Tanya Hunks. A prova terminou às 11h25 da manhã, deste sábado.
Neste Pan 2007, a delegação brasileira espera quebrar o recorde do último Pan-Americano de Santo Domingo em 2003, onde o Brasil conquistou 123 medalhas sendo 29 de ouro.