Corrupção promove a pobreza

Presidente da CNBB fala das eleições do próximo domingo

"A corrupção é uma das maiores causas para determinar o subdesenvolvimento e a pobreza, que priva os povos do bem comum fundamental que é a legalidade". Quem o afirma é o presidente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no contexto da segunda volta das eleições presidenciais que vão decorrer no Brasil no próximo domingo, dia 29.

Num artigo divulgado pela imprensa, o cardeal Geraldo Majella Agnelo recorda que a corrupção é um fato muito grave de deformação do sistema político. “Ela distorce na raiz o papel das instituições representativas, enquanto essas são usadas como terreno de trocas políticas entre clientelas e prestações dos governantes” acrescentando ainda que “as escolhas políticas favorecem os objetivos restritos daqueles que possuem os meios para influenciá-las e impedem a realização de bem comum de todos os cidadãos”.

O cardeal lembra que a Igreja pode desenvolver um papel sempre mais relevante na prevenção da corrupção, "contribuindo eficazmente para a educação e formação dos cidadãos, principalmente com os seus princípios orientadores fundamentais da sua doutrina social: dignidade da pessoa humana, bem comum, solidariedade, subsidariedade, opção preferencial pelos pobres, distribuição universal dos bens".

Segundo o Cardeal Agnelo, a Igreja no Brasil está fortemente empenhada na formação de uma consciência civil e na educação dos cidadãos para uma verdadeira democracia. "É já um motivo de esperança reconhecer que no nosso País muitas iniciativas, com destacada presença dos cristãos, desempenham papel relevante e fundamental na luta contra a corrupção", afirma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo