Saudação do Presidente da CNBB ao Núncio Apóstolico, Dom Baldisseri, durante o Encontro de Bispos, no Sumaré, em 8 de fevereiro de 2012
Com alegria saúdo os meus queridos irmãos no episcopado, Arcebispos e Bispos que participam desde 21° Curso para Bispos, aqui, no Cento de Formação do Sumaré, na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Lembro-me do encontro realizado em 1990, creio que o 1°, em que o conferencista principal foi o então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje, o querido Papa Bento XVI.
Em nome da CNBB, saúdo os Eminentíssimos Senhores Cardeais, Dom Eugênio de Araújo Sales, ausente por motivo de saúde, e lhe agradeço por ter começado esta experiência a serviço do episcopado brasileiro. Saúdo os conferencistas deste Curso, os Eminentíssimos Cardeais Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kanshasa e o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, bem como o Exmo. Sr. Arcebispo, Dom Jean-Lois Brugues, Secretário para a Educação Católica.
O tema desde Curso “50 anos após o Vaticano II- novo dinamismo e novas interrogações para a Igreja”, com destaque para os temas: a Palava de Deus, Ecumenismo e Ensino das Instituições Católicas, nos colocam dentro da preparação da celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, como foi pedido pelo Santo Padre Bento XVI, na Carta Apostólica sob a forma de Motu Proprio, Porta Fidei.
Esse curso tem proporcionado para os Bispos momento de oração, de descanso, de convivência e de atualização teológico-pastoral. Aproveito para agradecer em nome da CNBB o Exmo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, pelo seu total apoio dado a esse Curso. Que este Curso ajude a todos a crescer na comunhão episcopal e com o Sucessor de Pedro, garantia do fortalecimento da missão evangelizadora da Igreja no Brasil.
Não posso deixa de renovar ao Excelentíssimo senhor Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, o agradecimento do episcopado brasileiro pelo seu frutuoso trabalho junto ao Governo e à Igreja no Brasil durante os 9 anos que esteve à frente da Nunciatura Apostólica, como representante do Papa Bento XVI no Brasil. Entre as inúmeras realizações de Dom Lorenzo Baldisseri, merece especial destaque o papel decisivo e histórico que desempenhou nas negociações sobre o Acordo entre o Governo Brasileiro e a Santa Sé, que estabelece o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil. Acordo assinado e promulgado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 11/02/2010. Domingo passado, na Celebração Eucarística, na Catedral de Brasília, promovida pela Arquidiocese e pela CNBB, tive a ocasião de agradecer a Dom Lorenzo em nome do nosso episcopado o seu benemérito trabalho como pastor e diplomata.
Nesta oportunidade que se me apresenta, cabe-me, mais uma vez, reiterar a V. Exa., Dom Lorenzo, nosso agradecimento, por tudo o que V. Exa. realizou em nosso país. Que o vosso novo trabalho, como Secretário da Congregação para os Bispos, seja abençoado e produza muitos frutos. Esteja certo, Dom Lorenzo, que vamos acompanhá-lo na nova missão com nossas orações. Deus o abençoe, Nossa Senhora o proteja. Muito obrigado.
Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP
Presidente da CNBB