Igreja no Brasil

Presidente da CNBB abre reunião do Consep

“Devemos manifestar a misericórdia de Deus por meio da nossa vocação”, afirma Dom Sérgio

Da Redação, com CNBB

O Arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha, afirmou que devemos “manifestar a misericórdia de Deus por meio da nossa vocação”, durante a celebração da Palavra, que abriu as atividades do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da entidade, reunido em Brasília (DF) nesta terça e quarta-feira, 23 e 24 de agosto.

No contexto do Mês Vocacional, foi proposta a temática “Vocação: dom da Divina Misericórdia”. Segundo Dom Sérgio, o texto do Evangelho de Marcos, quando um homem pergunta a Jesus o que deve fazer para ganhar a vida eterna e Ele “fitando-o, com amor”, responde que deve vender seus bens, dar o dinheiro aos pobres e segui-Lo. Recordou que “toda a vocação na Igreja tem a sua origem no olhar compassivo de Jesus”.

Em sua reflexão, o Arcebispo de Brasília afirmou que a “mensagem do Evangelho ressalta o olhar de Jesus àquele que é chamado. Jesus olhou com compaixão, com misericórdia”. Para ele, a vocação, na proposta de meditação, “é sempre dom da misericórdia de Deus, fruto da compaixão de Deus”.

“Não é uma afirmação teológica, mas uma experiência que nós vamos fazendo na própria vida e, como a nossa vocação, na origem dela está a compaixão, a misericórdia de Deus”, disse.

Dom Sérgio Rocha explicou que a misericórdia não se expressa apenas no perdão, no momento de fragilidade e de pecado, mas também como “ternura de Deus, como graça, gratuidade”.

“A nossa vocação dá os frutos esperados por Deus por meio da misericórdia”, afirmou. Dom Sérgio concluiu lembrando das pessoas sofridas e necessitadas do olhar compassivo e misericordioso de Deus por meio dos olhos dos vocacionados e vocacionadas, cuja fonte e sustento é a misericórdia. “Devemos manifestar a misericórdia de Deus por meio da nossa vocação”, finalizou.

Programação

A reunião do Consep começou com a apresentação da análise de conjuntura e uma exposição sobre a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS), feita pelo cardiologista e membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz, Geniberto Paiva Campos. Ainda nesta terça-feira, os bispos escolherão o tema da Campanha da Fraternidade de 2018 e tratarão sobre o Ano da Misericórdia e o Ano Mariano, em 2017. Outro assunto a ser abordado refere-se ao Projeto de Emenda Constitucional 241, que pretende congelar, por 20 anos, os gastos primários do Governo, como saúde e educação.

Na quarta-feira, haverá reflexão sobre a exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco Amoris Laetitia, com exposições das Comissões Episcopais para a Vida e Família e para a Doutrina da Fé da CNBB. A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato também fará uma intervenção. Haverá ainda reunião dos presidente das Comissões com seus respectivos assessores e planejamento de seminário sobre a temática escolhida para a CF 2018.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo