Coletiva de imprensa

Presidência da CNBB faz balanço da 52ª Assembleia Geral

Cardeal Damasceno recordou temas que foram destaque na Assembleia: questão agrária, leigos e eleições

Jéssica Marçal
Enviada especial a Aparecida (SP)

presidência cnbb_coletiva

Cardeal Damasceno fala aos jornalistas sobre principais pontos da Assembleia deste ano / Foto: Wesley Almeida

A presidência da CNBB concedeu coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 9, após a cerimônia de encerramento de sua 52ª Assembleia Geral. Foi apresentado aos jornalistas um balanço desses dias de reunião e dos documentos aprovados pelos bispos.

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, recordou que o tema central deste ano foi sobre a renovação das paróquias, o que deu origem ao texto “Rede de comunidades, uma nova paróquia”, com o subtítulo “conversão pastoral”. Ele informou que esse texto já havia sido estudado e aprofundado na última assembleia e agora passa a ser um texto oficial aprovado durante as reuniões deste ano. “Esperamos que esse documento realmente possa ajudar as nossas paróquias e comunidades a se tornarem cada vez mais missionárias, evangelizadoras”.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a 52ª Assembleia Geral da CNBB
.: Íntegra da mensagem da CNBB para as eleições: Pensando o Brasil

Outro documento aprovado foi o “Igreja e Questão Agrária brasileira no início do século XXI”, que começou a ser preparado em 2009, foi estudado e agora foi concluído. O texto aborda pontos importantes como a situação agrária no Brasil, o clamor dos pastores sobre as necessidades dos sem terra, dos quilombolas, dos povos indígenas, pequenos agricultores e tantos outros. Além disso, fala dos compromissos pastorais que são um apelo para que o poder público e a sociedade brasileira possam resolver de forma definitiva essa questão agrária no país.

A questão dos leigos também teve prioridade durante essa Assembleia. “Nossa reflexão evidenciou como leigos e leigas são agentes de transformação da vida da Igreja e da sociedade”, declarou o presidente da CNBB. Ele informou ainda que o texto de estudos sobre essa questão foi aprovado e será encaminhado às dioceses para aprofundamento e aprovação em uma assembleia futura.

E tendo em vista a próxima eleição, em outubro deste ano, a Assembleia aprovou e publicou uma mensagem para as eleições: Pensando o Brasil . “Um momento importante da democracia no nosso país. Esse texto fizemos convocando o brasileiro para que exerça o voto de forma consciente”.

O texto destaca alguns pontos, como a participação consciente nas eleições, conhecendo os candidatos para fazer uma escolha consciente. “O voto é uma maneira de colaborar para melhorar a situação do nosso povo”.

Solidariedade

Na coletiva, também foi apresentada uma nota sobre a realidade do acolhimento dos imigrantes no Acre, texto em que os bispos da Conferência se solidarizam com as pessoas nessas situações.

“O cristão não pode ficar insensível diante do sofrimento de todos os imigrantes haitianos e de outras nacionalidades que chegam ao país (…) . O Brasil pode aumentar sua capacidade de acolhimento, pois é um dos países com menor percentual de acolhida de imigrantes no mundo”, diz um trecho do texto entregue aos jornalistas. A nota completa será divulgada posteriormente.

O secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, também presente na coletiva, recordou o difícil momento que se vive com a vinda desses imigrantes e o auxílio que a Igreja tem dado. “As comunidades têm feito todo esforço de acolhida e alimentação e isso tem sido feito pela Igreja com um espírito fraterno extraordinário”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo