Presépio de Roma faz 20 anos e Croácia envia árvore de Natal

Os 20 anos do presépio da praça São Pedro… Este ano, a árvore de natal é um presente da Croácia O presépio da praça São Pedro, no Vaticano, está completando 20 anos.

O primeiro presépio no centro da praça de Bernini, foi montado por ocasião do natal de 1982, por expresso desejo de João Paulo II. Naquela ocasião, o papa sugeriu que fosse montada, aos pés do obelisco que se encontra no centro da praça, a piedosa recordação da natividade do salvador: um presépio.

Ao lado do presépio, foi colocada uma enorme árvore de natal, proveniente de países diferentes, como presente ao papa: uma tradição que já se repete por vinte anos.

A primeira árvore de natal veio de Innsbruck, oferecida pelo governo da Áustria. Com o passar dos anos, outros países quiseram participar dessa iniciativa, sobretudo do leste europeu. A árvore de natal do ano passado era proveniente da Transilvânia, na Romênia e, este ano, provém da Croácia.

De fato, o arcebispo de Rijeka, dom Ivan Devcic, abençoou hoje a árvore, que chegará ao vaticano no próximo dia 17.

A árvore, proveniente do parque nacional de Golubinjak, tem 28 m de altura e será toda ornamentada com decorações natalinas tradicionais da Croácia. Na cerimônia de inauguração dos símbolos natalinos, estarão presentes o presidente da Croácia, stipe mesic, com uma consistente representação de autoridades governamentais e religiosas, entre as quais, o presidente da conferência episcopal croata, dom Josip Bozanic, e dom Rijeka Devcic.

Consta do programa da inauguração, a apresentação de cantos e espetáculos folclóricos, organizados pelo teatro de nacional de Zagreb. Além da árvore de natal, o governo da Croácia doará ao vaticano, trinta plantas, para serem colocadas nas diversas sedes dos organismos da cúria romana e na sala Paulo VII.

“Será um sinal de agradecimento do povo croata pela visita que o papa fez ao país, há quatro anos, e sobretudo pela beatificação do cardeal aloísio stepinac” _ disse dom Rijeka Devcic.

Fonte: Rádio Vaticano

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo