O Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe (Muticom) acontece entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2010, mas já mobiliza as dioceses gaúchas na realização de encontros preparatórios. Os minimutirões de comunicação acontecem na maioria dos 18 bispados do Rio Grande do Sul, que compõem o Regional Sul 3 da CNBB. De acordo com o coordenador geral do Muticom, padre Marcelino Sivinski, a ideia é “promover espaços de diálogo sobre os processos de comunicação à luz da cultura solidária, na construção de uma sociedade comprometida com a justiça, a liberdade e a paz”.
Inicialmente previsto para acontecer em julho deste ano, o evento foi adiado devido à Gripe A. Os minimutirões ajudam a criar um clima mais oportuno para a participação no evento do próximo ano, como explica o doutor em comunicação e vice-presidente da Organização Católica Latinoamericana e Caribenha de Comunicação (Oclacc), padre Attílio Ignácio Hartmann. “A chama de motivação das pessoas permanece acesa, bem como a interrelação da temática mais ampla do Mutirão com as particularidades e demandas de cada diocese”, acrescenta.
De acordo com o secretário-executivo do Regional, padre Tarcisio Arsenio Rech, “a proposta desses encontros é desencadear o processo de implantação das pastorais de comunicação nas dioceses, além de fazer que a Igreja se torne uma presença ativa nos meios de comunicação”. Segundo ele, a aceitação dos agentes de pastoral tem sido bastante positiva.
Implementar uma nova referência em comunicação
Um dos grandes desafios apontados pela organização do Mutirão é fazer que os debates não sejam um fim em si mesmo e acabem logo após o término do evento. “Desejamos que o encontro seja apenas o início de um processo que se torne reflexão permanente na vida da Igreja no continente”, almeja padre Attílio. E continua: “Por isso, o maior desejo não é colher apenas alguns frutos, e, sim, moldar uma nova referência para a cultura de comunicação”, destaca.
O padre Marcelino Sivinski lembra que o Muticom dará grande enfoque à troca de experiências. “Também queremos investir na atualização, formação e qualificação dos comunicadores, bem como nas celebrações e outros eventos paralelos”, conclui.
O que é o Muticom
A primeira edição do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe (Muticom), que une as propostas do Mutirão Brasileiro de Comunicação e Congresso Latinoamericano e Caribenho de Comunicação, acontecerá na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre. Uma das proposições da organização é que o encontro aconteça com uma periodicidade trianual, embora o site oficial deva ficar no ar permanentemente – www.muticom.org.
A temática do Mutirão é “processos de comunicação e cultura solidária”. Milhares de agentes de diversas pastorais, lideranças, comunicadores, animadores de organizações sociais, pesquisadores, acadêmicos, estudantes, produtores, consumidores de comunicação e sacerdotes dos 37 países convidados devem se reunir para debater o assunto. Na programação, estão previstas conferências, seminários temáticos, oficinas e apresentação de trabalhos acadêmicos. Já a agenda cultural inclui exposições, apresentações artísticas e shows musicais.
“No Mutirão, estarão pessoas que continuam sonhando com uma comunicação capaz de fazer a diferença e despertar a esperança de uma sociedade mais fraterna, uma política a serviço do bem comum, uma economia solidária com a vida e uma cidade mais humana e vazada na justiça social e na convivência harmoniosa”, complementa o padre Marcelino.
As entidades que apoiam o Mutirão são a Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (Oclacc), a União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC), a União de Radiodifusão Católica (Unda-Signis), a Rede Católica de Rádio (RCR), a Organização Católica Internacional do Cinema (Ocic), a Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica (Aler), a Federação Latino-Americana de Faculdades de Comunicação (Felafacs), o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS), a Rede Informática da Igreja na América Latina (Riial), a Associação Mundial de Comunicadores Católicos (Signis), a União Católica Internacional de Imprensa (Ucip), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Associação Mundial de Comunicações Cristãs – Região América Latina (Wacc-AL).
Reginaldo Veloso
Do lucro o império o consumismo atiça,
Que, tão voraz, embaça a visão;
E a exclusão, que é filha da cobiça,
Da violência puxa o arrastão…
/:OUVE, ESCUTA, SONDA OS CORAÇÕES
SOLIDÁRIOS FAZE-OS VIBRAR!
FALA, CANTA, ACORDA AS MULTIDÕES,
ESPERANÇA VAI COMUNICAR!:/
No horizonte, um mundo novo em paz!
U’a nova Mídia, traço-de-união,
É a Verdade que liberta e faz,
São artesãos da Vida, em mutirão!
U’a nova imagem novo rumo aponta,
Um novo som inspira os corações;
Até o silêncio de quem pensa e sonha,
Numa terra nova, brota em criações!
Afroameríndia, olhares tão diversos,
Jardim florido e multicultural:
São tantas falas, diferentes gestos,
Ó gravidez comunicacional!
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com