Dom José Luiz Majella

Pouso Alegre (MG) tem novo arcebispo nomeado pelo Papa

Dom José Luiz Majella Delgado é transferido da diocese de Jataí (GO) para assumir governo pastoral da arquidiocese mineira

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

novo arcebispo pouso alegre

Dom José Luiz Majella Delgado, novo arcebispo de Pouso Alegre (MG) / Foto: Diocese de Jataí (GO)

O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 28, a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) apresentada por Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, por limite de idade. Como novo arcebispo, o Santo Padre nomeou Dom José Luiz Majella Delgado, transferindo-o da diocese de Jataí (GO).

Dom José Luiz tem 60 anos e é mineiro de Juiz de Fora. Ordenado sacerdote em 14 de maio de 1981, é especialista em Teologia Litúrgica pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Como sacerdote, exerceu diversos cargos em São Paulo e Minas Gerais, como o de assessor executivo da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), além de ter dado aulas de Teologia Litúrgica em várias instituições.

A nomeação episcopal de Dom José Luiz foi em 16 de dezembro de 2009, pelo então Papa Bento XVI, hoje emérito. Ele foi nomeado bispo de Jataí (GO) e recebeu a sagração episcopal em 27 de fevereiro de 2010.

O novo arcebispo de Pouso Alegre também já exerceu e exerce cargos na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre 2007 e 2009, foi sub-secretário adjunto da entidade. Atualmente, ele é membro do Conselho Permanente e da Comissão Pastoral para a Campanha de Evangelização e Presidente da Comissão para a Pastoral Juvenil da Região Centro-Oeste.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo