Dom José Luiz Majella Delgado é transferido da diocese de Jataí (GO) para assumir governo pastoral da arquidiocese mineira
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 28, a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) apresentada por Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, por limite de idade. Como novo arcebispo, o Santo Padre nomeou Dom José Luiz Majella Delgado, transferindo-o da diocese de Jataí (GO).
Dom José Luiz tem 60 anos e é mineiro de Juiz de Fora. Ordenado sacerdote em 14 de maio de 1981, é especialista em Teologia Litúrgica pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.
Como sacerdote, exerceu diversos cargos em São Paulo e Minas Gerais, como o de assessor executivo da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), além de ter dado aulas de Teologia Litúrgica em várias instituições.
A nomeação episcopal de Dom José Luiz foi em 16 de dezembro de 2009, pelo então Papa Bento XVI, hoje emérito. Ele foi nomeado bispo de Jataí (GO) e recebeu a sagração episcopal em 27 de fevereiro de 2010.
O novo arcebispo de Pouso Alegre também já exerceu e exerce cargos na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre 2007 e 2009, foi sub-secretário adjunto da entidade. Atualmente, ele é membro do Conselho Permanente e da Comissão Pastoral para a Campanha de Evangelização e Presidente da Comissão para a Pastoral Juvenil da Região Centro-Oeste.