O novo Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, toma posse nesta sexta-feira, 25, em cerimônia transmitida pela TV Canção Nova a partir das 19h, direto da Catedral Basílica.
Depois de 47 anos, a cerimônia de transferência do governo arquidiocesano em Salvador volta a acontecer com o antecessor e o sucessor juntos. A última vez foi quando Dom Eugênio Sales foi empossado em 30 de agosto de 1964, administrador apostólico de Salvador e sucedeu Dom Augusto Álvaro da Silva.
Na solenidade desta sexta-feira, os fiéis presentes terão a oportunidade de ver com detalhes o ritual de transmissão do cargo por meio de telões instalados na praça em frente à Basílica.
Além do Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, estarão presentes na solenidade o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, os cardeais Dom Cláudio Hummes, Dom Eugênio de Araújo Sales, Dom Odilo Pedro Scherer e os bispos Dom Orani João Tempesta, Dom Dimas Lara Barbosa e Dom Itamar Vian.
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e os senadores Luiz Henrique da Silveira, Casildo João Maldaner e Paulo Roberto Bauer também confirmaram presença na celebração.
A cerimônia terá início com uma procissão dos padres que se concentrarão na Igreja de São Domingos, de onde eles formarão uma fila dupla até a Catedral Basílica.
Dom Lorenzo Baldisseri, Dom Geraldo Majella Agnelo e Dom Murilo passarão pelo corredor formado pelos padres seguindo para a Basílica.
Salvador: berço da Igreja no Brasil
Salvador foi a primeira diocese do Brasil, constituída em 25 de fevereiro de 1551, e a partir dela todo o trabalho da Igreja no país foi organizado. Atualmente, 15 municípios integram o território da arquidiocese e juntos contam com uma população de mais de 3,5 milhões de pessoas de acordo com dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além da capital do estado da Bahia, integram o território da arquidiocese o Recôncavo Baiano, as ilhas e parte do Litoral Norte. O trabalho pastoral está distribuído em 112 paróquias e quatro capelanias militares.
Em sua nova missão, Dom Murilo contará com a ajuda do bispo auxiliar Dom Gregório Paixão, cerca de 250 padres (entre diocesanos e religiosos), além diversas religiosas e leigos envolvidos com os movimentos eclesiais, pastorais e ações sociais.
Biografia
Catarinense de Brusque, onde nasceu a 19 de setembro de 1943, Dom Murilo foi ordenado sacerdote no dia 7 de dezembro de 1969.
Iniciou seu ministério pastoral na cidade de Taubaté (SP), onde trabalhou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (1970) e fundou o Movimento Shalom, para jovens.
De 1974 a 1979 foi Reitor do Instituto Teológico S.C.J., de Taubaté. Nomeado Superior Provincial de sua Congregação, exerceu essa função de 1981 até 1985, quando foi nomeado Bispo Auxiliar de Florianópolis, pelo Papa João Paulo II, no dia 16 de fevereiro.
Sua ordenação episcopal aconteceu em sua cidade natal, no dia 28 de abril de 1985, presidida por Dom Afonso Niehues, o mesmo que o ordenara padre 15 anos antes. Escolheu como lema episcopal: “Deus caritas est” (1Jo 4,16). Trabalhou com Dom Afonso até março de 1991 e com Dom Eusébio Oscar Scheid de março a junho de 1991. Nesse ano, no dia 22 de julho, assumiu a Diocese de Ponta Grossa (PR) .
Seis anos depois, no dia 11 de julho de 1997, assumiu a Arquidiocese de Maringá (PR). No dia 20 de fevereiro de 2002 foi nomeado Arcebispo de Florianópolis, assumindo no dia 27 de abril de 2002.
Dom Murilo é autor de vários livros, dentre eles, destacam-se: Shalom: A Paz ao Alcance da Juventude (Loyola); O Primeiro, o Último, o Único Natal (Loyola); Com Maria, a Mãe de Jesus (Paulinas); Um mês com Maria (Paulinas); Anunciai a Boa Nova (Canção Nova).
Leia mais
.: Dom Geraldo se despede da função de Arcebispo de Salvador
.: Dom Murilo fala sobre nova missão como Arcebispo de Salvador
.: Arcebispo eleito de Salvador visita a capital baiana